Título: Área científica aplaude indicação de Rezende
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA - O futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem uma ligação estreita com Eduardo Campos e com o deputado Miguel Arraes (PSB-PE). Rezende foi também secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, entre 1995 e 1998, no governo de Arraes, e é conhecido no meio científico - que elogiou a sua indicação. Ao futuro ministro é atribuída a criação do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, em 1972, da qual é professor até hoje. Também no governo de Arraes, Rezende teve uma atuação marcante para a criação do Fundo de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) - entidade da qual foi diretor científico entre 1990 e 1993.

Entre os cientistas, a indicação foi bem recebida. Para pesquisadores, Rezende tem perfil adequado tanto para lidar com o mundo acadêmico quanto para fazer articulações políticas.

"Essa qualidade é essencial, principalmente para defender interesses da área dentro do governo e com outros ministérios", diz o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Enio Candotti.

A escolha de Rezende, carioca graduado em engenharia eletrônica, com mestrado e doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também apaziguou o setor. Cientistas estavam satisfeitos com a condução da política de Ciência e Tecnologia. No curto mandato de Eduardo Campos, o ministério colecionou algumas vitórias no Congresso, como a Lei de Biossegurança.

Diante das especulações no últimos mês sobre a saída de Campos, pesquisadores temiam que um nome controverso pudesse ser indicado para a pasta.