Título: Ministro da Educação foi assessor do governo Marta
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - Terceiro petista a assumir o Ministério da Educação, Fernando Haddad, de 42 anos, foi assessor da administração Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo, de 2000 a 2002, e do Ministério do Planejamento em 2003. Ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação por pouco mais de um ano, na gestão de Tarso Genro, deslocado do governo para assumir a presidência do PT. Advogado com mestrado e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo (SP), Haddad é autor de três livros: O Sistema Soviético, Desorganizando o Consenso e Sindicatos, Cooperativas e Socialismo.

Nos últimos meses, Haddad e Tarso finalizaram o texto de um projeto de reforma universitária, que deverá ser entregue na próxima semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há poucas semanas, o ministério encaminhou ao Congresso a proposta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) , que pode aumentar os investimentos no ensino de crianças e adolescentes.

Haddad também ajudou Tarso a elaborar o Prouni - projeto que ofereceu 112 mil vagas em faculdades privadas para estudantes carentes.

PROFESSOR

Haddad, que é casado e tem dois filhos, chega a um ministério que já foi ocupado por duas estrelas petistas - o ex-governador do Distrito Federal Cristóvam Buarque e o ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro.

Antes de atuar como secretário-executivo do Ministério da Educação, Haddad foi secretário especial do Planejamento e chefe de gabinete do secretário de Finanças, João Sayad, na gestão Marta. Também atuou como consultor da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe) e professor de Teoria Política Contemporânea na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP.