Título: Na França, Lula encontra Chirac e tenta assinar acordos
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2005, Nacional, p. A7

Presidente chega hoje a Paris para três dias de festejos pelo Ano do Brasil na França; primeiro compromisso é na Sorbonne

PARIS - Em plena crise política e sem concluir a reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje com seis ministros na capital francesa para participar das comemorações do 14 de Julho, data nacional da França. Para que a visita de três dias não tenha apenas caráter festivo, por conta dos eventos culturais e artísticos relativos ao Ano do Brasil na França, o Itamaraty incluiu uma série de compromissos oficiais na agenda do presidente. O programa oficial só foi divulgado ontem às 15h30 (horário de Brasília). Mesmo assim, os quatro acordos bilaterais previstos para serem assinados na sexta-feira ainda estão em fase de negociação.

Convidado especial do presidente Jacques Chirac, com quem se encontrará amanhã, Lula ficará na casa de hóspedes do governo francês, em Marigny, a poucos metros do Palácio do Eliseu. Os ministros que acompanham Lula também.

O primeiro encontro de hoje será às 10h30, na Sorbonne, onde vai falar no seminário "Brasil atual. Em seguida participa de almoço com empresários brasileiros e franceses. Após o encontro, Lula encerra o Fórum Franco-Brasileiro das Sociedades Civis. Terminada essa agenda, ele segue para a prefeitura de Paris, onde o prefeito Bertrand Delanoe oferece coquetel. Depois irão à Praça da Bastilha, onde haverá show do ministro da Cultura, Gilberto Gil.

REUNIÕES

O primeiro encontro entre Lula e Chirac será na cerimônia militar, na Place de la Concorde. Na sexta-feira, Lula encerrará a visita a Paris, quando tomará café da manhã com o primeiro-ministro Dominique de Villepin.

Depois Lula e Chirac assinam acordos. A previsão é que assinem um protocolo de intenções em tecnologia avançada, além de acordos de cooperação nas áreas de aeronáutica e meio ambiente.