Título: PT pede cassação de Rodrigo Maia
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/07/2005, Nacional, p. A8

O deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF) protocolou ontem pedido de abertura de processo de cassação do mandato do líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), por falta de decoro parlamentar. Outros três deputados do PT já anunciaram que entrarão com pedido de cassação de Maia na corregedoria da Câmara: Wasny De Roure (PT-DF), Devanir Ribeiro (PT-SP) e Zezéu Ribeiro (PT-BA). O deputado baiano também adiantou que encaminhará à Justiça processo por danos morais contra Maia. Nove parlamentares petistas foram citados em reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, na quinta-feira, realizada com base em levantamento entregue por Maia com nomes de assessores de petistas que estiveram na agência do Banco Rural no Brasília Shopping.

De acordo com denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), era nessa agência que os saques em dinheiro eram feitos para pagamento do suposto esquema de mensalão. Os nove deputados petistas citados na reportagem negaram envolvimento no suposto esquema. Muitos deles divulgaram notas ontem com esclarecimento sobre seus funcionários. "Estou pedindo a perda de mandato, porque ele abusou de sua prerrogativa e deve responder por isso", afirmou Sigmaringa.

"Rodrigo Maia é um bandido. É um irresponsável", reagiu Zezéu Ribeiro. A reportagem citou os assessores de deputados petistas relacionando seus nomes com os saques feitos nas contas das empresas SMPB e DNA de Marcos Valério Souza, apontado por Jefferson como sendo um dos operadores do suposto mensalão. "Não quero ser com Rodrigo Maia o que ele foi comigo. Não quero ser precipitado", afirmou o deputado Paulo Delgado (PT-SP). O petista mineiro afirmou que vai enviar à CPI dos Correios recibos dos depósitos (para pagar serviços de marcenaria executados em sua casa) feitos na agência do Rural em Brasília por seu funcionário, para esclarecer a presença do assessor no banco.

TRANQÜILO

Maia disse ontem que está tranqüilo quanto ao pedido de cassação. Afirmou que fez só o levantamento primário sobre os assessores parlamentares que estiveram na agência do Rural e que não tem responsabilidade sobre a produção da reportagem veiculada no Jornal Nacional. "Estou tranqüilo. A parte que fiz foi de forma correta. Eu fiz o levantamento primário e a emissora (TV Globo) fez a parte dela", disse o líder pefelista.

"O meu nome também estava na lista. Eu dei as explicações; nem por isso eu fiquei incomodado", afirmou Maia. Um funcionário do líder também esteve na agência do Banco Rural para, segundo o deputado, pagar uma conta. Rodrigo Maia afirmou que não omitiu os outros parlamentares do levantamento, mas que a repórter da TV Globo lhe pediu apenas o cruzamento que citava o PT.

Ele disse também que avisou à repórter da TV Globo que os deputados Paulo Delgado (PT-MG) e Sigmaringa Seixas (PT-DF) não tinham envolvimento em suposto esquema de mensalão. "Eu disse: esses dois nomes aqui não têm nada", relatou Maia. "Eu conheço os dois e tenho convicção pessoal de que eles não têm nada com isso", afirmou Maia.