Título: Divulgação de lista sobre mensalão 'exige resposta rápida', diz Jungmann
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - A lista entregue à CPI dos Correios e publicada ontem pelo Estado, com nomes de 22 deputados supostamente beneficiados pelo mensalão, aumenta, segundo o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), a suspeita que pesa sobre o Congresso e reforça a necessidade de os parlamentares darem uma resposta rápida à sociedade. Para Jungmann, que disputará a presidência da CPI do Mensalão, a gravidade da crise pode chegar ao ponto de ser preciso convocar novas eleições.

"Continuamos acreditando na idoneidade do presidente Lula, mas fazendo uma reflexão sobre a dimensão da crise, caso se chegue a um crime de responsabilidade, teria esse Congresso condições para deflagrar o processo e julgar um presidente?", questionou Jungmann.

"O impeachment é uma bomba atômica e o dispositivo para que ela seja detonada, que é o Congresso, está avariado, sob suspeita", comparou o deputado. "Se estivéssemos em um sistema parlamentar, o Congresso teria de ser dissolvido."

Para ele, se a crise se ampliar, não há como não convocar novas eleições. Jungmann é o autor do requerimento que criou a CPI mista para apurar o mensalão e o indicado da oposição para presidir a comissão que será instalada amanhã.

O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), integrante da CPI dos Correios, afirmou que o primeiro passo será analisar a autenticidade das informações, em poder da comissão, que apontam os deputados que teriam sido beneficiados com o mensalão.

"Precisamos ter cautela e não fazer pré julgamento. Nesse momento de CPI podem ser produzidos documentos falsos, não estou dizendo que foi esse o caso, mas que é necessário ter cuidado para preservar a honra e a integridade das pessoas", afirmou ACM Neto. De acordo com o deputado, se as informações forem autênticas, o passo seguinte será investigar o envolvimento das pessoas citadas.

Para o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), as provas sobre os beneficiados do mensalão vão aparecer. "É preciso ir mais fundo com as investigações para ter elementos de prova. Essas coisas vão aparecer", afirmou, sobre a lista entregue por um informante com nomes que incluem o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), e o corregedor, Ciro Nogueira (PP-PI).