Título: À CPI dos Bingos, José Vicente vai culpar Dirceu
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA - Ex-diretor-geral da Loteria do Rio Grande do Sul (Lotergs), José Vicente Brizola promete contar tudo o que sabe à CPI dos Bingos, no depoimento que dará amanhã, sobre as acusações de achaques a concessionários públicos em proveito do caixa 2 do PT gaúcho. Vai ainda dizer, com base no que viveu na campanha eleitoral de 2002, não ter dúvidas de que o ex-chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), foi quem comandou aquele esquema e o que estaria ocorrendo agora, do pagamento do mensalão, investigado pela CPI dos Correios. "O José Dirceu não é apenas o cabeça, foi ele quem conduziu o PT para o desastre que está aí", acusou. "O partido mudou da água para o vinho." Como prova, lembrou o "final melancólico de seus dirigentes: eles diziam que não iriam cair, mas no dia seguinte as cabeças rolavam, foi deprimente". Ele disse que se ofereceu para falar à CPI logo que soube que os senadores queriam ouvi-lo.

José Vicente é filho do ex-presidente do PDT Leonel Brizola, que morreu em junho de 2004. Quando denunciou o caixa 2 do PT gaúcho, há 18 meses, foi acusado de trair o partido por filiados das mais variadas correntes. De lá para cá, muita coisa mudou. E o próprio Dirceu, sem contar com a solidariedade que teve naquela ocasião, agora se defende, citando como prova a seu favor o depoimento que o empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, deu à CPI quarta-feira.

Por meio da assessoria, o ex-ministro disse que "as afirmações de José Vicente não têm base na realidade e que o depoimento de Carlinhos Cachoeira mostrou que não tive nenhuma relação com os fatos do caso Waldomiro Diniz".

Dirceu acusa o presidente licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), que denunciou o mensalão, de mentir. "Suas acusações estão caindo no vazio das mentiras, pois não existe nem testemunhos nem evidências de que eu tenha participado de qualquer ato ilícito."

José Vicente disse que está disposto a "levantar fatos inéditos sobre a doação de propina a outros parlamentares do PT".