Título: Um mesmo gene está ligado à obesidade e à diabete tipo 2
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2005, Vida&, p. A17

Um gene envolvido no processo da regulagem da resposta do organismo à insulina foi relacionado também à obesidade e à diabete tipo 2. O estudo, publicado na revista Nature Genetics, foi realizado por pesquisadores na Inglaterra e na França. A descoberta ajuda a explicar por que pessoas acima do peso têm mais risco de desenvolver a doença. E poderá, um dia, oferecer novas opções de diagnóstico e tratamento, tanto para a obesidade quanto para a diabete - dois males que estão em ascensão ao redor do mundo. "Essa descoberta não vai levar a nenhuma 'pílula mágica' para a cura da obesidade ou da diabete tipo 2, mas poderá ajudar a identificar grupos e indivíduos com risco aumentado (para essas doenças)", disse o cientista Philippe Froguel, que coordenou a equipe de pesquisa do Colégio Imperial de Londres, Instituto Pasteur de Lille e outras instituições. "Se pudermos identificar pacientes de risco em idade mais precoce poderemos adotar medidas preventivas mais cedo e reduzir os prejuízos à saúde causados pela obesidade em estágios mais avançados."

Os cientistas iniciaram o estudo com 62 famílias com tendência à obesidade e à diabete. Eles descobriram um gene chamado ENPP1 que parecia ser semelhante entre essas famílias. A partir disso, passaram a vasculhar uma população maior em toda a Europa. Investigaram os genes de 4 mil pessoas, obesas e não obesas.

A equipe encontrou 11 variações do gene, conhecidas como polimorfismos de um único nucleotídeo - SNPs, ou "snips", em inglês. Ou seja, pequenas variações de uma única letra química na seqüência de bases A, T, C e G que compõe o gene entre uma pessoa e outra. O gene ENPP1 ajuda a controlar como as células respondem à insulina, o que, por sua vez, ajuda as células a utilizar glicose de maneira mais eficiente.

A insulina é um hormônio necessário para que as células possam absorver a glicose (açúcar) presente no sangue. Pessoas com diabete tipo 2 produzem insulina, mas suas células não utilizam o hormônio corretamente, por isso o sangue fica com níveis elevados de glicose.

A doença não ocorre de repente, mas se desenvolve lentamente, começando por uma condição de resistência à insulina. Pessoas obesas ou que estão acima do peso têm probabilidade maior de desenvolver resistência a insulina, mas os médicos ainda não sabem o que vem primeiro - a diabete ou a resistência?

O mapeamento dos SNPs e de sua relação com o estado de saúde das pessoas pode dar pistas importantes sobre a função do gene ENPP1 e sua relação com as doenças. Os cientistas descobriram que nos casos em que a mutação causa uma expressão exacerbada do gene, as pessoas sofrem de resistência à insulina no cérebro - órgão no qual a insulina controla a vontade de comer.

A pessoa fica diabética, e não consegue controlar o apetite, o que leva à obesidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabete, entre 60% e 90% dos portadores da doença são obesos no Brasil.