Título: Para 'FT', é o pior quadro desde a queda de Collor
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2005, Nacional, p. A8

O jornal britânico Financial Times destaca, na edição de ontem, que a crise política enfrentada pelo governo Lula - "a pior desde o impeachment do presidente Fernando Collor" - aprofunda-se a cada dia e arranha cada vez mais a imagem do partido. "A percepção da corrupção é particularmente danosa para um partido que prometeu mais ética na política", avalia. O artigo lembra desde o vídeo do ex-diretor dos Correios Maurício Marinho recebendo propina à prisão do petista cearense José Adalberto Vieira da Silva com US$ 100 mil na cueca. "A cada dia, surgem novas e mais estranhas acusações." Segundo o FT, a maioria das denúncias abala o PT e aliados, mas "políticos de oposição também estão sob fogo cerrado".

"Foi uma grande surpresa para nós", comenta, na reportagem, o editor-chefe do Estado, Flávio Pinheiro. "E acho que teremos novas surpresas."

A extensa cobertura da imprensa brasileira é destaque no artigo, que alerta para o risco de uma onda de acusações não comprovadas. "Há a tendência de divulgar acusações sem nenhum acompanhamento", diz Alberto Dines, do Observatório da Imprensa. Pinheiro considera importante trazer à tona casos de corrupção, mas também alerta contra o "denuncismo".

Segundo o FT, a relação do governo com a imprensa "não é boa". Ressalta que, ao surgirem as denúncias, a primeira reação do PT foi acusar a mídia de inspirar "uma conspiração de direita". E lembra que Lula deu apenas uma entrevista coletiva em três anos de mandato, embora falasse constantemente com jornalistas antes de ser eleito.