Título: BB afasta mais dois e decide antecipar auditoria
Autor: Sheila D Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2005, Nacional, p. A9

O envolvimento do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e de mais dois funcionários no esquema de distribuição de dinheiro comandado pelo publicitário Marcos Valério desencadeou uma limpeza geral na instituição. Ontem, o diretor comercial da Brasil Veículos, Antônio Batista Brito, e o funcionário do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Josenilton Alves Rodrigues, foram afastados do cargo até a conclusão do processo administrativo que irá apurar a conduta dos dois. Eles são acusados de, juntamente com Pizzolato, tentar convencer Eduardo Ferreira da Silva, contínuo do fundo de pensão dos funcionários do BB (Previ), a mudar a versão de que teria ido à agência do Banco Rural, no Rio, pegar pacotes de dinheiro que foram entregues na casa de Pizzolato.

O BB também decidiu antecipar a auditoria interna para passar um pente-fino em todas as ações da diretoria de Marketing nos últimos anos, justamente o período em que Pizzolato esteve no comando dessa área. A última auditoria foi em 2003 e uma nova estava prevista para o final deste ano. Chegou a ser cogitada até mesmo a cassação da aposentadoria de Pizzolato, requerida na última quinta-feira, quando ele deixou a instituição. Mas consultores jurídicos alegam que isso não é possível.

Além disso, o BB encaminhou ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, a documentação remetida pela Previ com o depoimento de Ferreira, dando detalhes sobre os pacotes de dinheiro que ele teria ido buscar no Rural, a pedido de Pizzolato.