Título: Severino quer que PF investigue lista do mensalão
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2005, Nacional, p. A11

O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), vai pedir à Polícia Federal que investigue quem entregou à CPI dos Correios uma lista com nomes de 22 deputados, 18 deles do PP, que teriam sido beneficiados pelo mensalão. A informação sobre a decisão de Severino foi divulgada ontem pelo corregedor-geral da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI). Ele disse que o presidente da Câmara vai pedir também à PF que descubra quem passou a lista ao Estadão, que publicou reportagem, domingo, com os nomes. Severino se reuniu ontem com Nogueira, o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), o líder da bancada, deputado José Janene (PP-PR), e outros parlamentares do partido. Nogueira afirmou que a lista entregue à CPI dos Correios é apócrifa e anunciou que abrirá os seus sigilos bancário e fiscal à CPI do Mensalão para provar que não está envolvido.

"Quem fez isso (a lista) foi um bandido e a lista foi vazada por um canalha", afirmou Nogueira. O corregedor afirmou que estão tentando montar, na Câmara, uma "operação pântano". "Querem jogar lama em todos os homens de bem. Misturar o claro com o escuro e o podre com o são", disse Nogueira. "A intenção dos bandidos é colocar todo mundo no bolo da patifaria para parar as investigações", reagiu o corregedor. "Se pensam que vão me intimidar, estão enganados. Isso só me deu mais vontade de descobrir tudo", afirmou o corregedor.

Questionado se isso seria um boicote a uma eventual indicação de seu nome para ocupar um ministério, Nogueira reagiu: "É uma molecagem. Não serei ministro, até porque vou ser candidato nas próximas eleições. Não tem perigo de Ciro Nogueira ir para o ministério".

NEGATIVAS

O deputado federal Benedito de Lira (PP-AL) disse que a lista entregue à CPI é falsa e que o nome dele não consta na relação. Benedito afirmou que a cúpula do PP analisou o documento e constatou que é falso. "Esse documento é falso, não tem nenhuma responsabilidade e o nome que consta na relação não é o meu, é de outra pessoa chamada Benedito Dias." Ele decidiu entrar na Justiça com ações de reparação por danos morais.

O deputado alagoano disse que a cúpula do PP já tem pista de quem fez a denúncia - seria um ex-funcionário do partido -, sem revelar nomes.

O deputado federal João Caldas (PL-AL) negou receber dinheiro para aprovar os projetos do governo e disse que nunca ouviu falar em mensalão.

Os três deputados federais catarinenses do PP incluídos na lista negaram qualquer relação com o caso. João Pizzolatti disse que "é um absurdo". "O PP não faz parte do mensalão."

O deputado Ivan Ranzolin (PP-PR) negou veementemente ontem que tenha sido beneficiário do mensalão. O deputado disse que sempre teve posição de independência em relação ao governo e, como prova, lembrou que chegou a ser expulso da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara por ser favorável à instalação imediata da CPI dos Correios. Ranzolin disse que vai cobrar responsabilidades de quem colocou o seu nome na lista dos recebedores do mensalão.

O deputado Leodegar Tiscoski disse ter ficado indignado de ver seu nome incluído "nessa lambança nacional", já que é da oposição e não poderia haver nenhum interesse para justificar qualquer pagamento a ele. Tiscoski garante que não tem conhecimento de qualquer verba irregular.