Título: PT discute na terça as confissões de Delúbio
Autor: Expedito Filho, enise Madueno
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/07/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - O presidente nacional do PT, Tarso Genro, divulgou ontem nota oficial sobre o depoimento do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares à Procuradoria-Geral da República, em que afirma que o assunto será discutido na reunião da comissão executiva nacional na terça-feira. No depoimento, Delúbio teria admitido que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza montou com ele um esquema de financiamento do PT não declarado à Justiça Eleitoral. Delúbio teria também admitido que o PT trabalha com esquema de caixa 2.

"Como presidente do Partido dos Trabalhadores, informo que tomamos conhecimento do depoimento do ex-tesoureiro do nosso partido Delúbio Soares somente por intermédio dos meios de comunicação. Para que manifestemos um juízo sólido sobre o assunto, precisamos lê-lo e examiná-lo em conjunto com a comissão executiva nacional do PT, que se reúne na terça-feira", diz a nota.

Tarso acrescenta, porém, que reitera "a posição de que a direção do partido irá colaborar para que todas as questões que envolvem denúncias de que o partido está sendo alvo sejam rigorosamente apuradas, não somente para avaliação de responsabilidades, mas para o aprimoramento das instituições políticas, da legislação eleitoral e do processo democrático".

O presidente do PT encerra a nota dizendo que "após examinarmos com rigor as declarações prestadas, tomaremos todas as medidas para salvaguardar a transparência do processo de verificação em curso".

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, afirmou que a crise do PT é resultado do "comportamento inadequado" de seus dirigentes. Para ele, o PT precisa ser "refundado" e os petistas que praticaram ilegalidades, "extirpados".

"Se não houvesse comportamento inadequado, o PT não estaria vivendo esta crise", disse Olívio. "Esse é o momento de extirparmos toda e qualquer contaminação."

Mesmo sem comentar a dívida do PT - hoje em mais de R$ 20 milhões -, Olívio pediu a punição dos culpados pelo rombo. "Houve uma mistura de recursos de filiados com fontes não claras de arrecadação." Olívio não citou os nomes dos dirigentes que devem ser "extirpados" nem se referiu ao ex-tesoureiro Delúbio Soares. Olívio afirmou que o PT está "perdendo suas origens". "Aqueles que só pensaram em cargos e carreiras abalaram muito o partido", afirmou.