Título: CPI vai investigar ligações de Silvio Pereira com contratos da Petrobrás
Autor: Luciana Nunes Leal e Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2005, Nacional, p. A9

As imprecisões do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira ao falar sobre suas ligações com o empresário César Oliveira, dono da empresa GDK, importante prestadora de serviço da Petrobrás, levarão a CPI dos Correios a investigar os contratos da estatal do petróleo, a maior empresa do País. Em depoimento à CPI, Silvio Pereira disse não lembrar se viajou no avião de César Oliveira e foi evasivo quando indagado se o jipe que possui, um Land Rover, foi presente do empresário. A CPI também quer investigar a influência do empresário Fernando Moura nas concorrências da Petrobrás e na contratação dos prestadores de serviços e construtoras. Moura seria amigo do ex-ministro José Dirceu e uma espécie de articulador de Dirceu na estatal do petróleo. Silvio disse conhecer Moura há 15 anos. "Tenho relacionamento pessoal e de amizade com ele", afirmou.

As duas perguntas foram feitas pelo deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), que há quase um mês investiga os contratos da GDK, uma empresa baiana, com a Petrobrás. Segundo ACM Neto, os negócios da firma com a estatal deram salto nos dois últimos anos.

"Viajei em aviões particulares e conheço o sr. César Oliveira. Mas não lembro se viajei no avião do sr. César Oliveira. Mantive contatos institucionais com ele." Silvio negou ter pressionado pela escolha da GDK para prestar serviços à Petrobrás.

No intervalo da audiência, ACM Neto disse que se deve apurar se houve influência de Silvio na escolha da GDK para contratos importantes como o de US$ 90 milhões para construção da Plataforma P-34. "O Silvio Pereira viajou no avião do dono da GDK. A partir desta relação, negócios podem ter sido fechados", disse ACM Neto.

O deputado investiga também se usou o avião da empresa o chefe de gabinete da presidência da Petrobrás, Diego Hernandez. Sobre o Land Rover, declarado por Silvio Pereira no Imposto de Renda, ACM Neto lhe disse: "Há suspeitas de que o senhor ganhou o Land Rover de César Oliveira." Pereira afirmou que não daria explicações sobre seus bens. "A GDK é uma das maiores compradoras de Land Rover no Brasil", explicou ACM Neto. "O Silvio Pereira não negou ter recebido o carro de César Oliveira e isso me deixou surpreso", disse o deputado.