Título: 'Não posso responder pelos passos de meus assessores'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2005, Nacional, p. A13

O deputado José Nobre Guimarães, ex-patrão, ex-amigo e ex-companheiro de PT de José Adalberto Vieira, a quem agora chama de "o rapaz que foi solto", não quis dizer, em entrevista coletiva ontem, se acredita ou não na versão do amigo secreto com a qual Adalberto tenta explicar a origem do dinheiro com que foi preso. "Não vou comentar a versão de ninguém", disse Guimarães. Já o presidente da AL, Marcos Cals, do PSDB, disse não acreditar na versão do ex-assessor de Guimarães. "Ninguém de sã consciência acreditou na versão do Adalberto quando ele diz que recebeu aquele dinheiro de um amigo secreto", declarou Cals. "O Adalberto está devendo uma explicação à sociedade brasileira. É obrigado a revelar o nome."

Guimarães, que é irmão do ex-presidente do PT, José Genoino, foi ouvido ontem pela Mesa Diretora da Assembléia, durante três horas. Em determinados momentos houve bate-boca - audível para os jornalistas que aguardavam em sala contígua. À tarde, explicou-se para a Comissão de Ética da Assembléia. Pediu à Mesa que qualquer procedimento formal em relação ao caso seja iniciado em agosto, após o recesso parlamentar. Foi atendido, e apresentará por escrito suas explicações. A seguir , trechos da entrevista:

O sr. acreditou na versão do seu ex-assessor, sobre o amigo secreto que seria dono do dinheiro?

Eu não vou comentar a versão de ninguém. O que é importante é esclarecer que eu não tive qualquer envolvimento nesse episódio.

O sr. não continua achando estranho que seu assessor tenha sido preso com aquele dinheiro?

Recentemente o Pelé chorou na televisão porque teve um filho envolvido em alguma coisa errada em São Paulo. Eu não posso me responsabilizar pelos passos dos meus assessores. Eu estou muito tranqüilo.

O sr. conhece esse amigo milionário do Adalberto?

Eu não conheço ninguém em são Paulo.

Mesmo ele trabalhando com o sr. há 4 anos o sr. não sabia desse amigo?

Eu não tive conhecimento nenhum dos passos dele em São Paulo. É ele que tem de responder a isso.

Segundo o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o dinheiro do caixa 2 ia para os Estados. O PT já fez campanha com caixa 2 no Ceará?

Aí você pergunta ao PT.

O sr. recebeu recursos do Delúbio?

O sr. pergunta a ele quem foram os deputados que receberam.

O sr. recebeu?

Não recebi nada.

O Inácio Arruda, candidato a prefeito que o sr. apoiava, recebeu dinheiro do PT?

O sr. pergunta para o Inácio Arruda.

Mas foi o Delúbio que disse que o dinheiro veio para os Estados

Então você pergunta ao Delúbio.