Título: Bush: não haverá cronograma para saída de tropas do Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2005, Internacional, p. A17

Presidente reúne-se com líder iraquiano e diz que EUA só saem após estabilização

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse ontem, após reunir-se com o primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, que não estabelecerá um cronograma para a saída das tropas do Iraque. "A meta do inimigo é nos expulsar do país antes de alcançarmos o objetivo de consolidar um Iraque democrático", afirmou. Segundo Bush, os soldados americanos ficarão até que as forças iraquianas estejam plenamente capacitadas para conter a violência. "A tarefa será difícil, mas estamos fazendo progressos e o inimigo será derrotado", garantiu o presidente.

A reunião com Jaafari ocorre no momento em que o apoio dos americanos à guerra no Iraque chegava a níveis mínimos de aprovação nas pesquisas - segundo as quais a maioria acha que os EUA não precisavam intervir no país. Bush falará à nação terça-feira para defender sua política no Iraque, informou ontem a Casa Branca.

Apesar dos anúncios de progressos nas operações de contra-insurgência feitos por Bush e Jaafari, a violência dos rebeldes prosseguiu ontem. Seis soldados americanos morreram e 13 ficaram feridos na explosão de um carro-bomba em Faluja, a oeste de Bagdá.

Desde fins do ano passado, uma média de dois militares americanos morre por dia no Iraque. Pelos números do Pentágono, mais de 1.700 soldados já morreram desde a invasão do Iraque pela coalizão liderada pelos EUA, em março de 2003.