Título: PF investigará caixa 2 no PT no Sul
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2005, Nacional, p. A13

A pedido do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, a Polícia Federal vai abrir um inquérito para investigar se o PT recebeu doações e fez pagamentos não declarados à Justiça Eleitoral na campanha de 2004 no Estado. O delegado de Defesa Institucional, Luiz Contreira, vai convocar o presidente estadual do partido, David Stival, e pedir que ele amplie as informações que deu em entrevista à rádio Bandeirantes na quarta-feira passada, quando admitiu que, a pedido de doadores, o PT e todos os partidos costumam receber recursos "por fora" dos relatórios oficiais. A decisão de fazer a investigação foi anunciada ontem. Os promotores da 113ª e da 161ª zonas eleitorais pediram que a polícia concentre as investigações nas contas dos candidatos que disputaram vagas à Câmara Municipal e para a prefeitura de Porto Alegre no ano passado. Um deles, Alexandre João, explicou que delitos de falsidade ideológica, como pode ser o caso de declarações incorretas, devem ser investigados pela Polícia Federal. Antes dele, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Roque Miguel Fank, também havia dito que o esclarecimento de casos de caixa 2 é de competência da Polícia Federal e da Receita Federal.

Na entrevista, Stival disse que não poderia provar nada "nem sob tortura" porque não há comprovantes para doações feitas "por fora".

Lembrou que as doações são oferecidas por empresários que preferem não aparecer e que é uma hipocrisia os partidos políticos negarem isso.

Sugeriu que o financiamento público de campanha seja adotado com urgência. Posteriormente, Stival chegou a divulgar uma nota na qual fazia ressalvas à entrevista, alegando que havia falado em tese e sem vincular suas declarações a nenhuma situação concreta.

O tesoureiro estadual do PT,Cristian Silva, saiu em defesa do partido dizendo que todo o dinheiro passa pela contabilidade e que Stival cuida mais dos aspectos políticos.