Título: Em discurso, presidente cobra grandeza de políticos
Autor: Tânia Monteiro e Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2005, Nacional, p. A15

O presidente Lula criticou ontem o "comportamento de mediocridade" de políticos que só pensam em eleição. A eles pediu grandeza para pensar no futuro do País, por acreditar que a economia pode dar um salto de qualidade, apesar da crise política que abala seu governo. "A Nação precisa de gente que goste deste país, gente que não seja pequena e não permita que a pequenez do pensamento na próxima eleição possa desencaminhar o País", disse, em discurso na comemoração dos 50 anos de instalação no País da Alstom, multinacional de energia e transporte. Para ele, o Brasil é o único país em que "o mesmo companheiro de partido que elege seu sucessor fica torcendo para que ele não dê certo, para que seja pior do que ele". Lula fez um apelo para que os interesses eleitorais sejam postos de lado por uma questão de interesse nacional. "As pessoas trabalham pelo negativo, quando deveriam trabalhar pelo positivo. Como políticos, somos passageiros. Os mandatos têm prazo determinado. O povo, não. A sociedade brasileira é infinita."

Bem-humorado, falando para público formado por metalúrgicos, Lula aproveitou para fazer reminiscências do tempos de torneiro mecânico. E repetiu várias vezes que o Brasil vive um "momento excepcional", que não pode ser desperdiçado. "Já jogamos muitas oportunidades fora", disse, ao conclamar a população a ser otimista e a acreditar no País. "Tem gente que reclama de tudo, quando deveria ir à luta. Ir à luta significa acreditar que o Brasil pode ser grande. Estamos no momento exato para dizer ao mundo o que nós queremos ser, qual é a relação que nós queremos ter nessa geografia econômica e comercial em que meia dúzia de países mandam e desmandam."

Mais cedo, em outro discurso na inauguração da nova fábrica de celulares da LG Eletronics, Lula cobrou dos empresários investimentos no País. "Nós já estamos cansados desse período em que o país cresce um ano 2 pontos, para depois decrescer 3. A economia brasileira está preparada como nunca para prosseguir num ciclo de crescimento duradouro."

PROTESTO

Quem tratou de lembrar a crise política, na passagem de Lula por Taubaté, foi o PSTU. Do lado de fora da fábrica da LG Eletronics, militantes mobilizados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos organizaram a Quadrilha do Mensalão. Trajados para festa junina, organizaram o casamento da "noiva da corrupção" com um boneco de Lula, do qual saíram dólares pela cueca, ao som do coro de "Cai, Cai Mensalão, cai, cai na minha mão".

A resposta ao PSTU partiu do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, filiado à CUT, com ato em defesa do presidente, também em frente à LG.