Título: 'Lula talvez tenha sido o maior mentiroso'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2005, Nacional, p. A15

A ala de oposição no Senado voltou ontem a atacar o governo, o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), responsabilizou-os "pelo mar de lama, pela corrupção desenfreada e pelas mentiras que tomaram conta do País". O líder da minoria, José Jorge (PFL-PE) insinuou que Lula pode ser "o maior mentiroso de seu governo". Depois de ter enumerado as "seis mentiras do governo", Jorge atacou: "Na entrevista à TV francesa, divulgada domingo no Brasil, o presidente Lula falou que é preciso dizer a verdade. Acho que o presidente é que deveria dizer a verdade, porque talvez tenha sido o maior mentiroso de seu governo."

Sozinho na defesa do Planalto, o líder Aloizio Mercadante (PT-SP) passou o dia entre a negociação da CPI do Mensalão, o plenário e as CPIs dos Correios e dos Bingos. "É preciso respeito institucional. Lula tem o respeito da população, que lhe deu 53 milhões de votos, tem uma história de vida que o credencia a ser um dos mais populares líderes do País e do mundo."

Mercadante disse que o debate político tem de ser feito com respeito. E acrescentou que nunca ouvira falar no empresário Marcos Valério Fernandes de Souza até o início da crise política e alegou que os empréstimos feitos pela direção do PT não eram do conhecimento de ninguém. "Nunca trataram disso nas reuniões do diretório nacional."

'LULA SABIA '

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) subiu à tribuna para insistir que o presidente "sabia de tudo". Para ele, "a situação do PT é caótica" e Lula quer "afastar-se do partido para não ser maculado".

Para o cacique baiano, Lula "enxovalhou a honra de José Genoino (ex-presidente do PT), do deputado José Dirceu e de outros dirigentes do PT, quando os desqualificou", referindo-se à entrevista concedida na França.

Virgílio disse que o governo lembra o "Vale de los caídos", de um PT "enlameado", não o "Vale" de Garcia Lorca e de outros espanhóis que combateram a ditadura do general Francisco Franco. E repetiu Pedro Simon (PMDB-RS): "O nome disso é formação de quadrilha", destacando que, em sala contígua à de Lula, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-secretário-geral Silvio Pereira negociavam cargos.

No final de toda a discussão, sobraram críticas para o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que num ato público no Ceará atacou ACM. "Quero dizer, Ciro, meu amigo, que a obra de transposição do Rio São Francisco está sendo feita para que os empreiteiros roubem."

Animado, lembrando-se de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardos move um processo contra Ciro, Virgílio não resistiu: "Você está muito sumido, Ciro. Venha para a liça. Venha defender o governo Lula. Não fique aí escondido."