Título: Costa Neto afirma que ex-mulher agride a lógica
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2005, Nacional, p. A13

A assessoria de imprensa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, negou ontem as acusações feitas, em entrevista ao Estado, pela publicitária Maria Christina Mendes Caldeira. Ex-mulher do parlamentar, ela foi indicada pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) em sua lista de testemunhas que devem ser ouvidas pelo Conselho de Ética da Câmara. "As coisas que ela disse são delirantes", disse o assessor Vladimir Porfírio. Maria Christina afirmou que serviu de intérprete em uma conversa entre o ex-marido e um ministro de Taiwan. A autoridade teria cobrado de Costa Neto os resultados de uma suposta doação ilegal feita para a campanha do presidente Lula. Em nota oficial, a assessoria responde: "As conversas em Taiwan foram realizadas, exclusivamente, em idioma chinês. A Sra. Maria Cristina não fala chinês e sequer participou de qualquer conversa no almoço onde havia um intérprete oficial. É fantasioso afirmar que Taiwan pudesse ter interesse em aumentar uma abertura comercial com um país com quem não tem relações diplomáticas. Fato que, aliás, impossibilitaria o interesse de Taiwan por fazer doações à campanha presidencial de Lula que, como sabemos, confessa simpatia pela República Popular da China." Na entrevista, Maria Christina apontou relações estreitas entre Costa Neto e Delúbio Soares, o tesoureiro do PT. "Eles nunca negaram que são amigos", disse Porfírio.

A publicitária diz que ouviu relatos sobre a compra de partidos nanicos em negociações feitas por agências de publicidade que têm contas de estatais. Disse também que a incorporação do PST pelo PL deveria ser investigada. "O PST foi incorporado por meio de acordo político", afirma a nota.

A publicitária disse ainda que o ex-marido só pagava suas despesas com dinheiro e que mantinha em casa um cofre com as mesmas dimensões de uma armário. "O deputado paga despesas com cheques, cartões de crédito e, eventualmente, dinheiro. O cofre existente na casa oficial do Presidente do PL mede 82 centímetros de altura por 39 centímetros de largura, com 36 centímetros de profundidade e pesa 180 quilos", diz a resposta da assessoria. A nota afirma ainda que a publicitária tentou fazer um acordo com o ex-marido para que ele retirasse as nove queixas-crime que tem contra ela. "Valdemar Costa Neto recusou a oferta de um acordo para retirar as ações." Por fim, a assessoria diz que não há roupas - nem mesmo a caixa de lingeries reclamada por ela - na sede do PL em Brasília que serviu de residência para o casal. "O deputado esclarece que não guarda lingeries alheias em sua casa."