Título: Conselho deve convocar Dr. Chiquinho
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2005, Nacional, p. A12

Deputado reafirma denúncia publicada no 'Estado': em 2004, viu um homem com maleta de dinheiro no plenário da Câmara

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), disse ontem que o deputado federal Chiquinho Parteiro (PTB-MG) poderá ser chamado a prestar depoimento. O deputado reafirmou ontem ter visto, entre fevereiro e março do ano passado, um homem com uma maleta de dinheiro no Plenário da Câmara. "Estou aguardando algum integrante do conselho protocolar um requerimento, mas, como ele já se colocou à disposição, deveremos chamá-lo a depor na próxima quarta-feira", declarou Izar.

Conforme informou o Estado, Francisco Gonçalves Filho - mais conhecido como Chiquinho Parteiro - relatou que presenciou "um homem moreno, bem vestido, com uma mala aberta, cheia de dinheiro, notas de R$ 100, conversando com um grupo de quatro ou cinco deputados" no fundo do plenário da Câmara.

À época, pensou que o dinheiro pudesse ser destinado às campanhas eleitorais. "Agora, com essas denúncias, presumo que o dinheiro da maleta pudesse ser o tal mensalão", reiterou Chiquinho Parteiro.

Ontem, em nova conversa com o Estado, o deputado antecipou que vai entregar ao presidente do conselho, que investiga as denúncias de suposto pagamento de mesada a deputados da base aliada do governo, conforme denunciou o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), um relatório detalhado sobre a cena que diz ter presenciado. "Vou entregar tudo por escrito e já disse que quero contribuir e dar o meu depoimento. Não precisam nem requerer a minha presença. Vou espontaneamente."

Chiquinho Parteiro disse não conhecer o homem que afirma ter visto conversando com os deputados com a maleta de dinheiro aberta, mas assegurou ser capaz de reconhecê-lo. "Guardei a fisionomia dele e, se aparecesse, saberia identificá-lo." Sobre o "bolinho de quatro ou cinco deputados" que conversavam com a pessoa que portava a mala com dinheiro, ele afirmou que não sabe informar quem eram. Em seu primeiro mandato como deputado federal, Chiquinho Parteiro disse que, quando presenciou a cena, não conhecia bem os parlamentares com quem convivia. "São 513 deputados. E passei pelo grupo rapidamente quando estava indo tomar um café."

O deputado petebista também afirmou que nunca recebeu proposta para receber o mensalão. Apenas, disse ele, ouviu falar do suposto pagamento de mesada a parlamentares.

"O próprio Jefferson falou sobre a existência de um esquema de pagamentos a deputados da base do governo, do PP e do PL, durante uma reunião do PTB", comentou o deputado.

DEPOIMENTOS

Além de Chiquinho Parteiro, que poderá ser chamado a depor no Conselho de Ética na quarta, já está definido, segundo Ricardo Izar, que a ex-secretária do publicitário Marcos Valério, Fernanda Karina Ramos Somaggio, será ouvida na terça. Na quarta, além do provável depoimento de Chiquinho Parteiro, será a vez de Pedro Henry (PP-MT). O depoimento do líder do PTB, José Múcio (PE), previsto inicialmente para terça, foi transferido para quinta. Existe também a possibilidade de o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) ser ouvido também na quinta.