Título: Governo atende a parte dos pedidos dos agricultores
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2005, Economia & Negócios, p. B9

O governo resolveu atender em parte às reivindicações dos agricultores que participaram do "tratoraço", realizado no final de junho na Esplanada dos Ministérios. Foi adiado para fevereiro e março de 2006 o pagamento de parcelas de empréstimos de custeio da safra que venciam em junho, julho e agosto de 2005. A medida, porém, só vale para produtores do Centro-Oeste e da Bahia. Os do Sul, os mais ativos na pressão para prorrogar o prazo, não foram beneficiados. A medida foi negociada entre os ministérios da Agricultura e da Fazenda e precisa ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ela envolve dívidas no valor de R$ 1,8 bilhão. Estão contempladas as culturas de arroz, soja, algodão, milho, trigo e sorgo.

Outro pedido dos produtores de arroz do Sul do País, de renegociação dos débitos de custeio, também não foi atendido. Para amenizar a situação, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues pediu ao Banco do Brasil a adoção de mecanismos previstos no Manual do Crédito Rural e de outras alternativas aplicáveis para ampliar o prazo de quitação de dívidas em até 90 dias. Com isso, será possível comercializar o arroz em condições mais favoráveis. Ps agricultores pedem ainda a renegociação das parcelas das dívidas do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e securitização que vencem em 2005.

O ministro cancelou ontem uma reunião que havia marcado com os produtores de arroz porque, segundo um técnico, não havia boas notícias a dar. Rodrigues tem encontrado resistência nas negociações com o Ministério da Fazenda e, ontem, afirmava-se que as conversas estavam encerradas, sem nenhum avanço.