Título: Rio e SP querem trocar turistas
Autor: Mauro Mug e Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/07/2005, Metrópole, p. C1

Em vez de opostas, cidades complementares. Afinal, que paulistano não gosta de dar uma escapadinha para o Rio no fim de semana e qual carioca não curte experimentar um bom restaurante de São Paulo ou assistir a um musical de sucesso? Para facilitar essas visitas de fim de semana, as duas prefeituras vão assinar em 1º de agosto um acordo que prevê a oferta de pacotes turísticos mais baratos entre as cidades. Um casal gastará na viagem em torno de R$ 800,00, com direito a passagem aérea ida e volta, e hotel, o que significa desconto de até 50% em relação aos dias úteis. Em princípio, os vôos serão pela Varig, mas outras empresas aéreas poderão aderir à promoção, já batizada de Super Weekend.

O acordo para incrementar o turismo entre as cidades será assinado no dia 1º, durante um coquetel que o prefeito José Serra (PSDB) vai oferecer a Cesar Maia (PFL) pela manhã. O prefeito do Rio retribuirá em seguida, com um almoço, no qual ele e Serra farão o anúncio da promoção para a imprensa do Rio.

"Não é um turismo de elite, porque, em prestações, a pessoa paga por mês o valor de uma parcela de telefone celular", afirma o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho. Ele acredita que a promoção tem potencial para atrair, logo no início, pelo menos 300 turistas de cada cidade por fim de semana. "Esse número pode aumentar muito com a divulgação dos pacotes."

Todos os cartões de crédito podem ser usados para pagar a tarifa. O da Visa, por exemplo, divide o valor em até três vezes sem juros, segundo Alvaro Feio, consultor de Turismo de Lazer da Varig.

O convênio foi recebido com entusiasmo por especialistas. "É uma parceria de futuro, que até deveria ser estendida a outras capitais", diz o professor de Turismo da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Gonzaga Godoi Trigo. "Em São Paulo, tem gastronomia de primeira, vida cultural intensa e noite agitada. No Rio, além das praias e da beleza natural, há uma gastronomia também interessante, badalação e um lado de história e museus fantástico."

Do outro lado da ponte aérea, empresários já apostam em lucros. "São duas megacidades muito próximas e com mercados complementares. Quem não gostaria de ir a São Paulo assistir a uma peça no fim de semana? E qual paulistano não gosta de vir pegar uma praia de vez em quando?", pergunta o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio (ABIH-RJ), Alfredo Lopes. Ele estima que, até o fim do ano, o fluxo de turistas entre as cidades deve aumentar em 20%,

No dia 30, antes de o Super Weekend começar a operar, a TAM Viagens lançará uma promoção semelhante, também entre Rio e São Paulo. Segundo a empresa, os diferenciais serão o preço mais baixo e a oferta do traslado entre aeroporto e hotel. Haverá, ainda, a possibilidade de sair na sexta-feira e voltar na segunda-feira.

No pacote da TAM, passagem, traslado e hospedagem por uma noite em apartamento duplo, em hotel três-estrelas, custará R$ 389,00 por pessoa. Em quatro-estrelas, sairá por R$ 430,00 e, em estabelecimentos cinco-estrelas, R$ 445,00. O pagamento poderá ser feito em até cinco vezes sem juros.

CAMPANHA

Coincidência ou não, o Rio Convention Bureau - que reúne representantes das secretarias municipais e estaduais de turismo, da Embratur e empresários da indústria hoteleira - lançará também em agosto uma campanha em São Paulo com o objetivo de atrair turistas para o Rio. A agência W/Brasil, encarregada do projeto, terá um orçamento de R$ 2,6 milhões para a criação e a veiculação de anúncios em emissoras de TV, rádio e outdoors.