Título: Jefferson denuncia Dirceu
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/07/2005, Nacional, p. A12

O presidente licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), vai entrar com representação no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar contra os deputados José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil, Bispo Carlos Rodrigues (PL-RJ), Sandro Mabel (PL-GO), Valdemar Costa (PL-SP) e José Janene (PP-PR). A representação é motivada pela suposta participação dos parlamentares no esquema do mensalão, denunciado pelo próprio Jefferson. O petebista também é investigado no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar, depois de representação protocolada pelo PL. A decisão de Jefferson de entrar com representação contra os deputados que, segundo ele, fazem parte do suposto esquema de pagamento de mesada foi comunicada ontem pelo líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (PE), por meio de nota.

Um dos advogados de Jefferson, Itapuã de Messias, confirmou a iniciativa do presidente licenciado do PTB. Afirmou, porém, que ainda está em estudo se o pedido de representação será feito na pessoa de Roberto Jefferson ou por meio do PTB. "Estamos discutindo o procedimento adequado", comentou.

Segundo Roberto Jefferson, o ex-ministro José Dirceu é o mentor do mensalão. Os demais deputados citados por ele teriam recebido a mesada. Todos os parlamentares mencionados pelo petebista negam a existência do mensalão.

Dirceu, Janene e Costa Neto devem depor no Conselho de Ética no início de agosto, segundo o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP).

Mabel e o Bispo Rodrigues já deram explicações e negaram com veemência terem conhecimento e participarem do esquema.

Líder do PP na Câmara, José Janene, tem o nome envolvido nas investigações da CPI dos Correios. Isto porque seu chefe de gabinete, João Cláudio Genu, aparece na lista de saques das contas do empresário Marcos Valério no Banco Rural. O deputado Carlos Rodrigues também teria feito um saque de R$ 150 mil.