Título: Lista de sacadores do Banco Rural está com o STF
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2005, Nacional, p. A5

O mapa da mina do mensalão está nas mãos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim. São documentos do arquivo morto do Banco Rural, recolhidos pela Polícia Federal em bairro periférico de Belo Horizonte. Entre os papéis há registros com nomes, RG e a rubrica de cerca de 120 sacadores da fortuna que transitou por contas da SMPB, de Marcos Valério, até desembocar em Brasília. O acervo que guarda a identidade dos beneficiários chegou há dias no STF, encaminhado pelo juiz federal em Belo Horizonte Jorge Macedo Costa. Ele tomou a medida diante do envolvimento de deputados no escândalo do mensalão. Os deputados detêm o privilégio de foro especial perante o STF.

Ontem, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento - aprovado pela CPI dos Correios - para que o Supremo encaminhe com urgência ao Congresso cópia do processo. "É o mapa da mina."

A revelação sobre os 120 nomes é do contador José Francisco de Almeida Rego, ex-tesoureiro do Rural. Ele fez novos esclarecimentos à PF. Apontou detalhes da operação que ele próprio deu curso ao recepcionar os sacadores em Brasília.

Rego declarou que a diretora financeira da SMPB, Simone Reis Vasconcelos, ia à agência, levantava o numerário, mas não levava. O dinheiro - em pacotes de até R$ 100 mil - ficava aos cuidados dele. Depois, começava a romaria: pessoas indicadas por Simone faziam o recolhimento na boca do caixa. "Vim pegar a encomenda", era a senha.

Rego não apontou os nomes dos sacadores - alegou não se lembrar -, mas indicou o caminho para a PF. "No arquivo morto do Rural vocês encontrarão tudo." A PF mostrou a Rego foto de João Claudio Genu, chefe de Gabinete do líder do PP na Câmara, José Janene (PR), que sacou R$ 1, 15 mi, mas ele não teve condições de reconhecê-lo.