Título: Assessor de tucana também sacou dinheiro
Autor: Angélica Santa Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2005, Nacional, p. A6

A lista de pessoas que sacaram dinheiro de contas das agências de Marcos Valério de Souza mostra mais uma conexão entre o empresário e o tucano Ademir Lucas, ex-prefeito de Contagem e hoje assessor político do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). Cristiano Paiva Neves, que, de acordo com o documento, tirou R$ 300 mil da conta da SMPB, é concunhado do ex-prefeito e cunhado de Vanessa Lucas, ex-primeira-dama de Contagem e atual deputada estadual pelo PSDB. Paiva Neves é também assessor parlamentar de Vanessa. É o segundo integrante da família a integrar o rol de nomes que receberam dinheiro das agências.

Walquíria de Oliveira Rios, mulher de Cristiano e irmã de Vanessa, pegou R$ 210 mil em do Banco Rural, de acordo com a primeira lista do Coaf.

O casal que aparece na lista mantém uma mistura de relações familiares e trabalhistas com Ademir Lucas. Cristiano Paiva Neves é filho de Antonio Braz Neves, que foi procurador-geral de Contagem na administração do tucano. Quando Lucas era prefeito, ganhou um cargo de confiança na Fundação de Saúde de Contagem (Famuc). Depois, quando ele foi assessorar Aécio - e ganhou gabinete no Palácio de Governo -, Paiva Neves passou a trabalhar no gabinete da cunhada. Sua mulher, Walquíria, foi secretária de Lucas em 1998 e, quando ele chegou à prefeitura, assumiu uma vaga na PAI/Contagem, entidade assistencial denunciada pelo Ministério Público por desvio de verbas. Hoje, trabalha no gabinete da irmã.

Os promotores de Contagem pediram ontem à CPI informações sobre os saques efetuados por Paiva Neves e sua mulher. O MP já investiga denúncias de favorecimento entre Valério e a ex-controladora-geral do município, Sandra Rocha. Na gestão de Lucas, a SMPB tinha a conta de publicidade do município, a segunda maior arrecadação de Minas. Sandra - assessora de imprensa do ex-prefeito - era gestora dessas contas. Segundo denúncias apuradas pelos promotores, Valério pagou contas pessoais e viagens para ela e a família.

Ademir Lucas foi citado em um dos depoimentos de Valério como um dos políticos com quem mantinha contatos.

Procurados ontem, Ademir Lucas, Vanessa Lucas e Walquíria Rios não retornaram as ligações. Paiva Neves divulgou nota negando feito saques na conta da SMPB e diz que "jamais manteve contatos com representantes da empresa".