Título: Apoio a Tarso Genro no RS vai só até setembro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2005, Nacional, p. A11

O presidente provisório do PT, Tarso Genro, tem o apoio de todas as principais correntes gaúchas da sigla para sua tarefa atual, algo raro nas disputas internas do partido no Rio Grande do Sul, mas não contará com a mesma unanimidade se concorrer ao cargo em setembro. Tendências alinhadas com a esquerda do partido vêem Tarso como um candidato do Campo Majoritário, a quem culpam pela crise atual do partido, e apostam em seus próprios candidatos, como Raul Pont, Valter Pomar e Maria do Rosário. E três correntes que já estavam alinhadas ao diretório nacional na época de José Genoino, o PT Amplo e Democrático, o Rumo Socialista e a Rede, defendem que o presidente interino se torne candidato. A divisão antecipa a disputa pelo governo do Estado em 2006. As correntes favoráveis sabem que na presidência do partido Tarso estará em evidência e terá seu cacife ampliado para assumir a candidatura. As outras correntes, como a Democracia Socialista (DS), Articulação de Esquerda e Esquerda Democrática, preferem facilitar o caminho para o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, a quem já convidaram para assumir uma candidatura à presidência regional do partido.

Para os adversários de Tarso, a tarefa prioritária é acabar com a hegemonia do Campo Majoritário, o grupo de José Dirceu e José Genoino, no PT nacional. O deputado federal Tarcísio Zimmermann, da Democracia Socialista, corrente que disputa a presidência com Raul Pont, vê Tarso como muito próximo da direção afastada e como alguém que, nessa condição, não poderá se colocar acima das disputas internas. "A salvação do PT está na derrota do Campo Majoritário", dispara. "Tarso não representa esta ruptura".

O ex-prefeito de Caxias do Sul, Pepe Vargas, também da DS, considera positiva a passagem de Tarso pela presidência provisória, mas faz ressalvas aos métodos com que ele foi escolhido, um acordo do qual as correntes minoritárias não participaram. "Ele tem estatura ética para fazer a transição, mas, como candidato, representaria o campo que conduziu o partido a esta situação", comenta. "Raul Pont (candidato da DS) é mais adequado para resgatar e construir o PT", diz o secretário-geral do partido no Estado, Chico Vicente.

POMAR

Também negariam o voto a Tarso o presidente estadual do partido, David Stival, da Articulação de Esquerda, e a ex-prefeita de Alvorada, Stela Farias, da Esquerda Democrática, que vão apoiar Valter Pomar.