Título: 'Bom ponto de partida', elogia o Fed com cautela
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2005, Economia & Negócios, p. B1

Satisfeito, mas cauteloso. Esse é o estado de espírito do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Alan Greenspan, sobre as mudanças cambiais na China. A valorização do yuan é um "bom ponto de partida", definiu. Greenspan, que ontem compareceu ao Comitê Bancário do Senado para falar sobre o andamento da economia americana, disse que Pequim parece estar atuando com cautela ao decidir mudar o sistema cambial. "Acho que foram cautelosos e eles têm sido admiravelmente cautelosos", disse o presidente do Fed ao responder a perguntas dos senadores. "Mas é o primeiro passo em uma série de ajustes maiores que vão ocorrer à medida que inevitavelmente eles aumentam sua participação nos mercados globais.

Ele também previu que haverá mais flexibilidade cambial na Ásia. Greenspan citou como exemplo dessa tendência a Malásia, que ontem mesmo modificou o sistema cambial, vinculando o valor da rupia a uma cesta de moedas.

Quanto à situação americana, Greenspan repetiu o que dissera na véspera: a economia vai bem, mas ainda há riscos, por isso os juros vão continuar a subir.

Segundo Greenspan, uma das grandes incertezas para a economia americana são os preços do petróleo. Mas ele ontem ressaltou ser perfeitamente crível que as cotações caiam no curto prazo. Entretanto manteve o alerta: Os preços de longo prazo devem continuar altos se não houver ampliação dos investimentos em petróleo e infra-estrutura.