Título: Ministro do Trabalho critica decisão do Copom
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/07/2005, Economia & Negócios, p. B6

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, criticou ontem a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 19,75% ao ano. Ele acredita que não há motivos para o índice continuar elevado, já que a inflação está sob controle, e disse que pretende participar dos debates no governo sobre o assunto. "O Copom (Comitê de Política Monetária) não tomou a decisão mais acertada. Na minha modesta opinião, todas as condições estão dadas para se iniciar o processo de redução de juros", disse Marinho, que participou, no Rio, de reunião com representantes dos Consórcios Sociais da Juventude, que fazem parte do Programa Primeiro Emprego.

O ministro, que tomou posse há seis dias, também comentou a queda do desemprego, em junho, nas seis principais regiões metropolitanas do país, de 10,2% para 9,4% - segundo divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Temos que comemorar. Estamos há muito tempo buscando reduzir a taxa para um dígito só", afirmou. Marinho ratificou a intenção do governo de criar 100 mil empregos por mês até o fim de 2006.

Sobre a crise política, o ministro não acredita que ela irá influenciar negativamente a economia. "Quem merecer ser punido será punido e a economia vai continuar crescendo".

Marinho espera, ainda, que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios passe da fase do "espetáculo" para a análise de documentos. Ele considera "irritante" a falta de explicações durante os depoimentos na CPI.

"Se ficarmos na frente da TV ouvindo as pessoas dizerem 'me sinto no direito de não responder', os parlamentares se irritam e a gente se irrita junto." Ele admitiu que não assistiu aos depoimentos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do ex-secretário geral Silvio Pereira.