Título: Linha Amarela será entregue em 2008, com cinco estações
Autor: Marisa Folgato
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2005, Metrópole, p. C4

A Linha 4-Amarela do metrô (Luz-Vila Sônia), que vai custar R$ 2,1 bilhões, deve estar pronta em 2008 com cinco estações - Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz. "Pode ser concluída ainda a Faria Lima. Houve um compromisso da gestão anterior e estamos negociando com a Prefeitura para colaborar na obra", diz o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos, Renato Pires de Carvalho Viégas. Segundo ele, as demais - Oscar Freire, Higienópolis, Morumbi e Fradique Coutinho - só devem ser entregues em 2010. "O Estado vai deixar 70% dessas estações prontas. Depois, deve fazer concessão ou parcerias público-privadas (PPPs) para a conclusão, conforme indicar o estudo mercadológico, em que o concessionário vai fornecer trens, sinalização e alguns sistemas. Em troca, vai operar 25 ou 30 anos e depois devolver ao Estado."

Só que apenas 50 metros dos 12,8 quilômetros da Linha 4 já foram escavados. "A obra está dentro do cronograma, que prevê a entrega de cinco estações entre Luz e Vila Sônia em 2008", garante o gerente de Construção da linha, Marco Antonio Buoncompagno.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em 13 frentes, principalmente escavações de poços de acesso e início de estações. Estão sendo usados os métodos shield (veja box) - de Luz até a Faria Lima - e austríaco - Faria Lima à Vila Sônia.

Estão em obras o Pátio Vila Sônia, o acesso ao pátio, os poços Caxingui e três poderes, Estação Butantã, poço Waldemar Ferreira, Estação Pinheiros (Largo da Batata), poço Ferreira de Araújo, Estações Faria Lima, Fradique Coutinho (Rua dos Pinheiros), Oscar Freire (esquina com Avenida Rebouças), poço Coronel José Eusébio e Estação Higienópolis (sob a Rua da Consolação). "Na República, as obras começam no mês que vem", diz o gerente.

Uma das pistas da Avenida Ipiranga deve ser interditada em fins de agosto, por um ano. Depois, será liberada e interditada a outra pista. Na área da Estação da Luz, estão em demolição sete imóveis. Depois serão mais 18 nas Ruas Mauá, Brigadeiro Tobias e Cásper Líbero.

As interdições de trânsito estão na Avenida Faria Lima, altura do Largo da Batata, e na Rua dos Pinheiros, entre a Mourato Coelho e a Mateus Grou. "Vamos ter, mas ainda não está definida a data, uma interdição em definitivo na Avenida do Imigrante Japonês, na Vila Sônia, porque é o local em que aflora o túnel e vai dar no pátio. Para organizar o tráfego, porém, a avenida será substituída por duas ruas", afirma Buoncompagno.