Título: Metrô já projeta malha interligada
Autor: Marisa Folgato
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2005, Metrópole, p. C4

A Linha 2-Verde do metrô, que sai da Estação Ana Rosa, pode ir além da Vila Prudente. Está em estudo a possibilidade de ligá-la ou pelo menos aproximá-la da Linha 3-Vermelha (Leste-Oeste), na altura do Tatuapé. Isso significaria começar a fechar a malha metroviária. Mas é apenas uma possibilidade para o futuro revelada pelos técnicos, ainda não confirmada pela diretoria da Companhia do Metropolitano. A Linha 2 vai ter também, na Estação Klabin, integração com a Linha 5 (Capão Redondo), que hoje termina no Largo 13 de Maio, reforçando a interligação da rede.

O custo do trecho de 3,4 quilômetros entre Ana Rosa e Ipiranga é de R$ 850 milhões e a obra tem sido tocada com recursos do Estado. Na sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que desistiu de obter financiamento de R$ 394 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Linha 2.

Alckmin afirmou que o banco mudou as exigências e, se o governo fosse cumpri-las, o Estado teria prejuízo. O presidente do BNDES, Guido Mantega, alegou motivos técnicos e ainda sugeriu que São Paulo estaria "esnobando o dinheiro".

EXPANSÃO

A princípio, a Linha 2 teria três estações: Klabin e Imigrantes, que serão entregues em março, e Ipiranga, prevista para entrar em funcionamento em setembro de 2006. Depois, foi incluída a Sacomã e, na semana passada, o governador autorizou o início do projeto da Estação Tamanduateí. As duas devem ser concluídas em 2008.

"As obras na 2-Verde avançam em dez frentes de túnel. São escavados 13 metros por dia no total. Temos 1.600 pessoas trabalhando, se possível 24 horas", explicou o engenheiro Luiz Carlos Pereira Grillo, gerente de construção da linha. Ela segue em túneis gêmeos - independentes - até a Estação Imigrantes, depois o traçado fica duplo - os dois sentidos no mesmo túnel - até a Ipiranga.

Entre Ana Rosa e Klabin são 910 metros de túnel. Falta concluir cerca de 200 metros. "A previsão é vazar no dia 25 de outubro." Os acessos da Estação Klabin, toda enterrada, ficam na Rua Vergueiro, na frente do Liceu Pasteur e do outro lado da rua, na mesma altura.

Está na fase de escavação da última laje do fundo da estação, onde ficarão os trilhos. O acabamento deve começar em outubro, mas a inauguração vai ser só em março. "Ainda permanece interditado um trecho de 400 metros da Rua Vergueiro, na altura da Rua Desembargador Aragão. Ele deve ser liberado em dezembro", disse Grillo.

Na quinta-feira, foi concluída a abertura de um dos túneis de 600 metros entre as Estações Klabin e Imigrantes. Há mais 400 metros em superfície já prontos. "O próximo deve estar completo até o dia 15 de agosto", garantiu o engenheiro.

ESTACIONAMENTO

A linha não terá terminais de ônibus, mas estão previstas algumas baias para embarque e desembarque de passageiros. O único estacionamento previsto vai ser feito na Estação Imigrantes, que fica na esquina da Avenida Ricardo Jafet com Rua Saioá. "Um dos públicos-alvo desse estacionamento é quem vem de Santos. Mas é uma obra secundária, para uma outra etapa do projeto."

A Estação Ipiranga, na esquina da Rua Gentil de Moura com a Visconde de Pirajá, está mais crua. Vai ser entregue em setembro. A obra foi iniciada com atraso por conta das desapropriações. "A imissão de posse do último imóvel saiu essa semana." Já foi escavado um poço com 42 metros.