Título: Programa de recuperação de estradas está atrasado
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2005, Economia & Negócios, p. B3

A maioria dos programas de recuperação das estradas está atrasada, segundo levantamento do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon). Dos 11,915 mil quilômetros (km) previstos para serem restaurados, pouco mais de 2 mil (17,1%) foram concluídos. No programa Creminha (2,079 mil km), por exemplo, só 19,5% das obras estão prontas, afirma o presidente do Sinicon, Luiz Fernando Santos Reis. A previsão era que o serviço terminasse em outubro deste ano. Segundo Reis, analisando todos os programas de recuperação, 50% do serviço deveria estar pronto. Mas no ano passado boa parte dos recursos liberados pelo governo, cerca de R$ 700 milhões, foi destinado ao pagamento de dívidas passadas com as empreiteiras, diz o presidente do Sinicon. "Ou seja, de concreto o governo não fez absolutamente nada", completa.

Além desses programas, outra obra atrasada é a da ponte do Capivari, que desabou em janeiro, na BR-116. A previsão inicial era que a recuperação da ponte fosse concluída em agosto. Mas até hoje a obra não foi iniciada.

Segundo informações do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), o atraso deve-se à necessidade de realização de um novo estudo de engenharia. Será necessário reforçar as bases e aumentar o tamanho da ponte. Não há data para o término.