Título: Transbrasil pára sucessão na Infraero
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2005, Nacional, p. A13

BRASÍLIA O presidente indicado da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Tércio Ivan de Barros, prometeu aos outros diretores da empresa que, se for confirmado no cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai obedecer à ordem do Conselho de Administração da estatal e promover a retirada da Transbrasil de hangares, pátios e galpões ocupados pela empresa que já não opera mais. Toda a confusão criada por causa da escolha de Tércio para a direção da Infraero resume-se à forma como vai tratar a disputa com a Transbrasil. De acordo com informações do Palácio do Planalto, Tércio foi escolhido para a direção da companhia por sugestão do advogado Roberto Teixeira, que defende a Transbrasil. Ele é compadre do presidente Lula. Mas Teixeira nega a influência.

Por meio de correspondência eletrônica, Teixeira disse que não patrocinou a indicação de Tércio. "Essa afirmação é absolutamente leviana e mendaz (mentirosa, hipócrita, falsa, traiçoeira, desleal). Jamais fui consultado pelo senhor presidente da República ou por qualquer outro membro do governo", afirma o advogado.

A indicação de Tércio foi feita de forma repentina, na segunda-feira, o que levou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, senão a brecá-la, pelo menos a adiar a sua posse.

Antes, o favorito para o cargo era o ex-deputado Airton Soares. Mas este, conselheiro da Infraero, é um dos que mais lutam para tirar a Transbrasil dos espaços que a empresa ocupa nos aeroportos, o que atrapalharia os planos dos defensores da empresa.

Hoje, de acordo com informações da Infraero, a Transbrasil deve R$ 205,437 milhões à estatal, o que corresponde a 13,6% dos cerca de R$ 1,5 bilhão de créditos por uso de suas instalações. A estatal que controla os aeroportos brasileiros já conseguiu tirar a Vasp - outra empresa insolvente - de 60% de hangares, galpões e áreas. Mas com a Transbrasil trava uma luta jurídica, em que o principal advogado do outro lado é Roberto Teixeira. Ele sustenta que a Transbrasil não é uma empresa falida.

No dia 29 de junho o Conselho de Administração da Infraero reuniu-se sob o comando de seu presidente, o ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar, e decidiu tirar a Transbrasil dos aeroportos de qualquer maneira. Como já se passou quase um mês da reunião do conselho sem que a diretoria da Infraero tenha autorizado as ações contra a Transbrasil, no governo há uma desconfiança de que alguém ajuda a empresa aérea dentro da estatal.

A presidente interina da Infraero, Eleuza Lopes, disse que cumprirá o que foi determinado pelo conselho: "A Infraero não vai se furtar à determinação de seu Conselho e deve empreender todos os esforços no sentido de reaver não só as áreas da Transbrasil, como também o restante que ainda é ocupado pela Vasp."