Título: Mais problema para o Discovery
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2005, Vida&, p. A14

Material de preenchimento se deslocou na barriga do ônibus

Mais um problema coloca em dúvida a segurança do ônibus espacial Discovery. Duas tiras de material usado para preencher espaços entre as placas de proteção térmica da barriga da nave estão "escorregando" para fora. A Nasa deve decidir hoje se o deslocamento representa algum risco para o retorno do ônibus à Terra. Se a agência decidir que há perigo, a tripulação poderá tentar uma operação de reparo em órbita - algo nunca feito até agora. A segunda de três caminhadas espaciais previstas para a missão estava marcada para hoje. A Nasa já considera que 90% da carapaça de proteção térmica do Discovery está em boas condições para suportar o calor da reentrada na atmosfera, marcada para o dia 8.

A volta foi adiada em um dia para permitir a transferência de mais suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS), já que não há previsão de data para a próxima missão. Os vôos com os ônibus espaciais foram mais uma vez cancelados, temporariamente, por causa dos problemas detectados no lançamento do Discovery.

Em fevereiro de 2003, uma falha aparentemente inofensiva em uma das placas de isolamento causou a tragédia com o ônibus espacial Columbia. Por isso, qualquer detalhe que possa permitir a penetração de calor na estrutura da nave é motivo de preocupação. "Temos uma equipe de pessoas trabalhando agressivamente em opções para corrigir, caso decida-se que isso é necessário", disse o diretor de vôo Paul Hill. Algumas opções seriam retirar manualmente as tiras, cortá-las ou prendê-las novamente.

O Discovery está atracado à ISS desde o dia 14. Ontem, os astronautas transferiram cerca de 15 toneladas de suprimentos e equipamentos para a estação. Em entrevistas para a televisão, a tripulação se mostrou confiante. "Ao que tudo indica, parece que temos um veículo em boas condições e estamos livres para voltar para casa", disse o astronauta Charles Camarda.