Título: Scotland Yard detém mais sete suspeitos de atentados
Autor: David Leppard, John Follain
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2005, Internacional, p. A9

Polícia aguarda a extradição, pela Zâmbia, de outro detido, que pode ser o cérebro dos ataques terroristas do dia 7 em Londres Reuters, EFE, France Presse, Associated Press e DPA

Agentes da Scotland Yard prenderam ontem mais sete pessoas supostamente envolvidas nos atentados do dia 21 contra três trens do metrô londrino e um ônibus. A polícia também confirmou que as autoridades da Zâmbia vão entregar à Grã-Bretanha Haroon Rashid Aswat, um britânico de origem indiana detido há 11 dias em Lusaka suspeito de ser o cérebro dos atentados do dia 7. As novas detenções, de seis homens e uma mulher, ocorreram em Brighton, no condado de Sussex. Os agentes, desarmados, invadiram dois apartamento da cidade e prenderam todos eles.

Eleva-se agora a 19 o total de detidos sob suspeita de dar apoio logístico aos autores dos atentados do dia 21.

A Scotland Yard continua interrogando três supostos autores daqueles ataques - filmados por câmeras de segurança em estações do metrô e num ônibus - detidos na semana passada. São eles Yasin Hassan Omar, Ramzi Mohamed e Muktar Said Ibrahim. Também foi preso e submetido a interrogatório Wahbi Mohamed, que teria desistido de cometer o atentado e abandonado a bomba num parque da zona norte de Londres.

Alguns dos suspeitos estão presos há 11 dias e, de acordo com a legislação em vigor, deverão ser libertados nesta quarta-feira. A Scotland Yard, entretanto, já pediu à Justiça prorrogação da prisão preventiva e espera resposta.

O quarto suposto atacante, Osman Hussain, foi capturado em Roma (ler ao lado). Trata-se de um cidadão britânico originário da Etiópia. A Scotland Yard quer saber como ele conseguiu deixar o país num momento em que os controles alfandegários são excepcionais. A falha em impedir sua saída do país levou a oposição conservadora a exigir do governo providências na área de verificação de passaportes para tornar o controle ainda mais rigoroso.

A Scotland Yard também deteve um homem ontem na estação Stockport do metrô londrino. Mas depois informou que a detenção não tem relação com as investigações dos atentados de julho.