Título: Grupo prepara 3.º ataque em Londres
Autor: David Leppard, John Follain
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2005, Internacional, p. A9

Polícia tem informações de que célula terrorista ligada à que lançou os atentados de 7/7 planeja atingir sistema de transportes

Uma terceira célula terrorista islâmica está à solta e planejando múltiplos ataques suicidas contra trens de metrô e outros "alvos fáceis" no centro de Londres, revelaram fontes de segurança britânicas. Segundo informações da polícia, esse grupo é formado por muçulmanos britânicos de origem paquistanesa. Informações dessa terceira célula com acesso a explosivos e planos para desencadear uma nova onda de ataques - depois dos de 7/7 e 21/7 - foram o estopim para a mobilização, quinta-feira, de 6 mil policiais, metade deles armados, para patrulhar a capital britânica.

Policiais do alto escalão dizem que havia informação específica de várias fontes de que um ataque fora planejado para esse dia. A revelação contradiz declarações oficiais da Scotland Yard de que o exercício de segurança da quinta-feira - o maior desde a 2ª Guerra Mundial - foi simplesmente um exercício de precaução com o objetivo de tranqüilizar o público. As revelações surgem no momento em que mais suspeitos são detidos (ler abaixo) e um dos envolvidos nos ataques fracassados do dia 21, Hussain Osman, detido na Itália, dá detalhes sobre sua célula (ler ao lado).

Informações do plano da terceira leva de ataques suicidas foram reveladas a comandantes policiais do alto escalão em uma reunião de emergência do Ramo Especial na última quarta-feira, na Scotland Yard. Todas as folgas foram canceladas e centenas de oficiais foram instruídos a investigar hotéis do centro de Londres.

Segundo informações da polícia, os membros da terceira célula são independentes dos terroristas de 7 e 21 de julho, mas teriam ligações com a célula terrorista que tinha base em Leeds, responsável pelos atentados do dia 7. Eles se encontraram na mesquita de Finsbury Park, no norte de Londres, que também era freqüentada por alguns dos terroristas do 7/7.

O subcomissário assistente Peter Clarke, chefe do braço antiterrorista da Scotland Yard, disse que, apesar de todos os principais suspeitos ligados ao 21/7 terem sido presos, "a ameaça permanece e é muito real".

Outro oficial, membro da unidade de armas da Yard que capturou três dos supostos homens-bomba na região oeste de Londres, disse: "O que fizemos na sexta-feira foi somente a ponta do iceberg. Há coisas muito maiores chegando nos próximos meses. Há uma grande rede que precisa ser rompida."

Osman foi preso pela polícia italiana em Roma depois de uma caçada humana internacional. Autoridades italianas disseram que ele fugiu da Grã-Bretanha em um trem Eurostar de Waterloo no dia 26. Ele passou pelas polícias britânica e francesa e funcionários de imigração, embora fosse um dos homens mais procurados no país e sua foto estivesse em cartazes espalhados por toda a estação.