Título: CPI pede ao STF acesso a documentos das agências
Autor: Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2005, Nacional, p. A4

O presidente e o relator da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS) e deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), solicitaram ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, acesso aos documentos de empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza apreendidos pela Polícia Federal em Belo Horizonte. O presidente do STF explicou aos parlamentares que os documentos ainda estão em posse da Procuradoria-Geral da República, para onde ele os encaminhou. "O ministro Jobim nos disse que vai aguardar o parecer da Procuradoria para, posteriormente, avaliar a possibilidade de remessa à CPI", declarou Delcídio. "É preciso aguardar a passagem dos documentos pela Procuradoria, porque este procedimento faz parte da liturgia jurídica." Na próxima semana, a CPI deverá criar subcomissões formadas por pequenos grupos de parlamentares, com o objetivo de agilizar a análise de documentos e a tomada de depoimentos. "Vamos agilizar e sistematizar os trabalhos, com a criação de grupos menores que se responsabilizarão a passar as informações ao relator", contou Delcídio.

"Temos 44 requisições aprovadas para a tomada de depoimentos. Com os grupos, poderemos tomar vários depoimentos simultaneamente", estimou.

No encontro com Jobim, Delcídio e Serraglio também cobraram mais rigor do STF na concessão de habeas-corpus.

"Uma coisa é o depoente manter seu direito constitucional de não gerar provas contra si próprio, outra é usar de subterfúgios para não colaborar com a CPI", afirmou Delcídio.

Para os integrantes da CPI, munidos de habeas-corpus, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, Silvio Pereira, ex-secretário-geral do partido, e Marcos Valério se sentiram à vontade para mentir ou não responder perguntas que os comprometessem.