Título: Renilda pede habeas-corpus ao STF
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2005, Nacional, p. A5

Os advogados de Renilda Santiago, mulher e sócia do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apresentaram ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de habeas-corpus preventivo para que na terça-feira ela seja ouvida como investigada, não como testemunha, pela CPI dos Correios. O benefício já foi concedido a outros depoentes, como Valério, o tesoureiro licenciado do PT Delúbio Soares e o ex-secretário-geral do partido Silvio Pereira. O presidente do STF, Nelson Jobim, vai analisar o pedido na segunda-feira. Se conceder o habeas-corpus, Renilda não poderá ser presa durante o depoimento e terá o direito de não responder às perguntas, se considerar que as respostas podem produzir provas contra ela.

Na prática, isso garante a Renilda o direito de repetir a estratégia de Delúbio. De posse do habeas-corpus, ele deixou de responder a inúmeras perguntas, especialmente sobre questões envolvendo pagamento de mensalão.

Os integrantes da CPI têm especial interesse em obter respostas de Renilda sobre as relações de Valério com dirigentes petistas e sobre o frenético movimento financeiro de suas contas bancárias e também das de suas empresas.

Além disso, querem perguntar a Renilda por que nesta semana ela tentou sacar R$ 2 milhões de sua conta no Bank Boston, em Minas.