Título: Jefferson diz que oposição quer que Lula fique até o fim
Autor: Fabiano Rampazzo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2005, Nacional, p. A8

O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse ontem que PFL e PSDB deverão garantir a governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por temerem que, se ele sair, o vice José Alencar poderá tornar-se "um adversário imbatível" nas eleições do ano que vem. "Eles temem uma queda do presidente Lula", explicou o deputado, "porque o vice-presidente, José Alencar, que é um homem muito ligado aos militares e com fortes primados nacionalistas, é um empresário, é um capitão de indústria, e que se assumisse a presidência iria imediantamente motivar a cosntrução civil, gerando 1 milhão de empregos, abaixando os juros e enfrentando a política dos bancos e do FMI. De forma que nessa hora de depressão, de desesperança do brasileiro, ele cresceria e levantaria a auto-estima do povo do Brasil".

Jefferson, já com o rosto recuperado, falou ao jornalista Bóris Casoy, no Jornal da Record, onde voltou a criticar o deputado José Dirceu, acusando-o de "comandar uma quadrilha".

"O Bornhausen me disse que acertara com o ex-presidente Fernando Henrique uma oposição diferente da raivosa que o PT fez no passado para que, mesmo enfraquecido, o presidente Lula chegasse ao final do se governo", afirmou o ex-presidente do PTB. O deputado disse sentir-se à vontade em revelar o conteúdo da conversa dos dois porque o próprio Bornhausen já o teria tornado público.

Na entrevista, Jefferson confirmou a conclusão de Bornhausen e Fernando Henrique, dizendo que Alencar se tornaria o principal nome para a sucessão de Lula. "Então, eles temem. Porque o Zé Alencar, se assumir, é imbatível numa canditura à eleição como presidente do Brasil no ano que vem", completou.

Sobre o próximo depoimento do ex-ministro José Dirceu no Conselho de Ética, Jefferson não escondeu o desejo de estar presente em seu depoimento. "Dia 2 estarei lá. Quero enfrentá-lo."