Título: Líder tucano recebe pó branco
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2005, Nacional, p. A8

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), também recebeu envelope com pó branco, como o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Segundo o gabinete, o envelope chegou na tarde de quinta-feira, e tinha como remetente "Diretório Nacional do PSDB - Rio de Janeiro". Ontem, Virgílio pediu da tribuna que o Senado e a Polícia Federal assegurem a proteção de servidores de seu gabinete. Para o líder, o envio partiu de "pessoas que se sentem incomodadas com as denúncias contra o governo e adotam atitudes que demonstram desespero". Ele disse que o pó parece igual ao que Maia recebeu. "Acredito que seja talco. Mesmo assim, considero esse ato uma forma de terrorismo de quem está desesperado e quem está desesperado pode até brincar com a vida dos outros", afirmou.

O material foi enviado à Fiocruz, no Rio, que vai investigar se há presença de algum agente químico ou biológico no pó. A letra nos dois envelopes é a mesma. A de Maia tinha como remetente "Diretório Nacional do PFL - Rio de Janeiro".

Virgílio também classificou de "desespero" o e-mail que recebeu no início da semana, com ameaças de seqüestrar seus familiares se não renunciasse ao mandato. Ele disse que falou com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos e contou que o e-mail foi redigido com vários erros e assinado com o nome do filósofo Nietzsche.