Título: Serra festeja pesquisa, mas nega candidatura
Autor: Ricardo Leopoldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2005, Nacional, p. A12

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), ficou satisfeito ao saber, ontem, que 30% da população da cidade o considera "ótimo" ou "bom" (eram 20% há três meses) e que outros 44% o dão como "regular". Na soma, foi a melhor avaliação de um prefeito no seu sexto mês no cargo, nos últimos 20 anos. Esses índices, divulgados ontem pelo instituto Datafolha, significam que sua média subiu de 4,5 (de 0 a 10) no terceiro mês para 5,5 agora. "Li com muita satisfação, embora tenha convicção de que tenho muito a fazer", comentou o prefeito. Disse que está "apenas pegando o ritmo, começando". E ressaltou: "Não tenho ilusão. Falta muita coisa para se fazer."

Questionado se a crise a política vivida pelo PT ajudou na sua popularidade, o prefeito comentou que o resultado da pesquisa reflete o trabalho administrativo de sua equipe. "É muito difícil saber todos os fatores determinantes, mas acho que o trabalho administrativo é o determinante". Ele comentou também que no início da gestão "a casa estava muito desarrumada e não dava para mostrar muito trabalho".

PRESIDÊNCIA, NÃO

O prefeito negou que seja candidato à Presidência. "Fico satisfeito quando sou bem avaliado pela população do Brasil inteiro", afirmou, mas (essa possibilidade) "não existe neste momento ou no futuro. Não sou candidato". E completou: "Fui ministro, fiquei no plano nacional por muito tempo. O fato de ser muito bem avaliado é gratificante. Mas isso não significa que eu seja candidato. Uma coisa é pesquisa, outra é candidatura."

O prefeito disse ainda que a decisão da Merrill Lynch, de rebaixar a recomendação de compra de títulos do Brasil a seus investidores, é reflexo "da inquietação política" e de problemas que a economia vem enfrentando. Para o pessoal que determina o comportamento dos investidores, explicou, o que importa é tamanho e crescimento de mercado "e a economia brasileira não está crescendo de maneira sustentável".