Título: Estratégia de Valério é desviar o foco para Dirceu
Autor: Eduardo Kattah e Angélica Santa Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2005, Nacional, p. A4

A estratégia delineada pelo publicitário Marcos Valério e advogados é tentar desviar o foco sobre si para o ex-ministro José Dirceu. Em dois movimentos articulados em menos de uma semana ele envolveu Dirceu nas denúncias sobre o mensalão. Primeiro orientou sua mulher, Renilda de Souza, a dizer em seu depoimento na CPI dos Correios, sem que lhe perguntassem, que Dirceu se reuniu com o Banco Rural e o BMG para supostamente tratar das operações de empréstimo que dariam cobertura ao esquema.

E no fim de semana vazou para a imprensa a informação de que a diretora-financeira da SMPB, Simone Vasconcelos, confirmaria que um dos destinatários do dinheiro era Roberto Marques, assessor de Dirceu. "José Dirceu sabia dos empréstimos e eu vou provar", teria dito Valério a interlocutores, segundo informação divulgada pelo jornal Correio Braziliense.

Valério tem aplicado em sua defesa a mesma perspicácia que usa nos negócios, com a colaboração de um grupo de advogados experientes, liderados pelo ex-presidente da OAB de Minas Marcelo Leonardo. Sua primeira jogada foi ter apresentado o nome de dois deputados em seu depoimento ao Ministério Público para avocar o processo ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, assim, afastar de Belo Horizonte o núcleo das investigações contra ele.

Para o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS), é preciso tirar proveito das revelações de Marcos Valério, mas sem se deixar envolver na sua estratégia. "No momento em que ele instrui a mulher a citar o Dirceu, é uma amostra do potencial de jogo dele e de como ele quer do governo uma cobertura."