Título: Papéis do BB confirmam depósitos de telefônicas
Autor: Ana Paula Scinocca e Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2005, Nacional, p. A4

A CPI dos Correios recebeu ontem à tarde os primeiros documentos do Banco do Brasil com a identificação dos responsáveis pelos depósitos nas contas do empresário Marcos Valério. No começo da noite, os técnicos da comissão já tinham descoberto depósitos da Telemig e da Amazônia Celular. A Telemig e Amazônia Celular são controladas pelo Grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, fundos de pensão e Citigroup.

A CPI já sabe, por relatórios do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf), que grandes bancos e montadoras de automóveis também fizeram depósitos nas contas de Valério.

O novo foco da CPI vai permitir a identificação das empresas que participaram do esquema operado pelo empresário. Como as quebras de sigilo já revelaram muitos saques de políticos nas contas de Valério, a identificação dos depositantes poderá indicar os interessados na entrega do dinheiro.

Os parlamentares esperam que o rastreamento desmonte ainda os depoimentos de Valério e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares à CPI.

Os dois disseram que o dinheiro veio de empréstimos contraídos pelo empresário para o PT. Os deputados e senadores da comissão, mesmo os da bancada governista, duvidam da versão.

EXPLICAÇÕES

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pediu à Usiminas, à Telemig Celular e à Amazônia Celular explicações sobre denúncias de doações irregulares a campanhas eleitorais.

Em nota, a CVM destacou que vai averiguar se algum acionista foi prejudicado. Se encontrar alguma irregularidade, a comissão tem poder para multar a empresa e até inabilitar o responsável pela operação. A CVM pedirá ainda à Justiça Eleitoral que a mantenha informada sobre suas investigações.