Título: Fim do monopólio do IRB está à espera
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2005, Economia & Negócios, p. B3

BRASÍLIA - Para os agricultores, um dos projetos mais importantes parados no Congresso é o que quebra o monopólio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). "Para a agricultura, seria importante aprovar o projeto o mais rápido possível", afirma o secretário de Política Agrícola da pasta, Ivan Wedekin. A quebra do monopólio do IRB atrairia outras empresas, o que ampliaria os recursos disponíveis para o seguro às lavouras. Dessa forma, os custos do resseguro cairiam, aposta Wedekin. O projeto de lei chegou ao Congresso Nacional há mais de um mês e é avaliado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). As comissões de Justiça e Finanças também avaliarão o texto, que depois segue para votação em plenário.

Ligado ao setor agrícola, Marquezelli incluirá artigo específico para o seguro rural. "Estamos avaliando legislações de outros países, como Espanha e México, para achar a melhor alternativa para o modelo brasileiro". O deputado já decidiu criar um "fundo de catástrofe", que será administrado pelo Ministério da Agricultura.

A idéia foi defendida pelo ministro Roberto Rodrigues durante o "tratoraço", manifestação que reuniu produtores rurais em Brasília. O fundo de catástrofe, explicou Rodrigues na ocasião, permitiria às seguradoras ter um "colchão" quando houvesse perdas de safra como a verificada neste ano.