Título: Pergunta no ar: o que de fato aconteceu com o brasileiro?
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2005, Internacional, p. A14

LONDRES - A pergunta está no ar: o que realmente aconteceu com o brasileiro Jean Charles de Menezes na manhã de sexta-feira? Enquanto não surgem informações oficiais, os brasileiros, britânicos e a imprensa mundial tentam descobrir os detalhes do incidente, que, espera-se, deverão jogar luzes sobre o erro cometido pela Scotland Yard que resultou na morte do eletricista brasileiro de 27 anos. Por enquanto, de concreto, há muito pouco, como o relato de algumas testemunhas.

Mark Whitty, um passageiro que estava sentado a poucos metros do local, disse que um homem foi perseguido por vários agentes no trem.

"Eu olhei para o rosto dele. Ele olhava para a esquerda e direita, mas basicamente parecia um coelho encurralado, uma raposa encurralada. Ele parecia absolutamente petrificado. Foi uma cena muito estressante para se ver, e para se ouvir também. Eu vi eles matarem um homem", disse Whitty.

Ao ser avisado pelo jornal The Observer de que o morto era um brasileiro, ele comentou: "A morte de qualquer pessoa, envolvida ou não no terrorismo,para mim é abominável.."

Outra testemunha disse que Menezes foi jogado pelos policiais ao solo, de costas, e teria recebido cinco tiros na cabeça.

Há várias especulações sobre o incidente. Uma delas, veiculada por fontes policiais na sexta-feira, é a de que Menezes teria sido perseguido após saltar a catraca da estação do metro e não ter obedecido à ordem para parar dada pelos policiais.

Outra versão diz que a vizinhança de Menezes estaria sob vigilância da polícia e ele teria sido confundido pela Scotland Yard com um suspeito de envolvimento com os ataques terroristas de quinta-feira. Outra especulação afirma que na verdade uma pessoa a quem Menezes prestava serviços de eletricista estaria sendo vigiada pela polícia e ele teria sido equivocadamente envolvido no caso.

Até a roupa que a vítima trajava é alvo de dúvidas. No dia da morte, fontes policiais afirmaram que o suspeito vestia uma jaqueta pesada, de inverno, que causou a suspeita de que ele carregaria explosivos. Amigos de Menezes, no entanto, afirmam que ele não gostava de usar jaqueta no verão.

Um fator-chave na investigação será a fita de vídeo gravada pelo sistema de segurança da estação no momento do incidente. A família de Menezes exige que a polícia exiba o vídeo o mais rapidamente possível.

Na noite de ontem surgiram informações de que isso poderá ocorrer hoje.

Se for confirmado, os contornos dessa morte, que manchou a reputação da Scotland Yard justamente no momento que era louvada pela sua reação ao terrorismo, poderá começar a ser esclarecida.