Título: Diante dos brazucas, policiais constrangidos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2005, Internacional, p. A14

Sob chuva torrencial, brasileiros fazem minuto de silêncio e cantam o Hino Nacional

LONDRES - As manifestações de protestos pela morte de Jean Charles de Menezes tiveram seu momento mais simbólico quando, sob uma chuva torrencial, cerca de 50 pessoas cantaram o Hino Nacional brasileiro e fizeram um minuto de silêncio diante dos portões da Scotland Yard, na região central de Londres. Os cerca de 20 policiais que se postaram diante da entrada do prédio não conseguiram esconder seu constrangimento. Chorando, encharcados, e portando bandeiras do Brasil, os manifestantes, em sua maioria "brazucas" amigos ou conhecidos de Menezes, deram um toque de emoção e solidariedade a uma semana marcada pelo terror, medo e morte de mais um inocente. Na falta de faixas pretas, os brasileiros recorreram a maquiagem preta para expressar seu luto.Dezenas de jornalistas, em sua maioria britânicos, acompanharam o ato.

"Isso que fizeram com o Jean é uma barbaridade", disse o mineiro Milton Ávila, de 40 anos, que vive há um ano em Londres. Aos prantos e carregando uma bandeira, Ávila acredita que muitos brasileiros deverão sair da Grã-Bretanha. Ele observou que muitas pessoas saem do Brasil para fugir da violência e "agora encontrem aqui um clima ainda pior".

A manifestação foi iniciada no final da manhã diante do Big Ben, o principal cartão-postal londrino no topo de Westminster, sede do Parlamento britânico. O único momento de tensão ocorreu quando, durante dois minutos, os brasileiros tentaram paralisar a rua diante do Parlamento. Um motorista de um furgão ameaçou avançar sobre a barreira humana, mas um policial, com tranqüilidade, convenceu os brasileiros a voltarem à calçada. Em seguida, eles caminharam para a Scotland Yard.

Outras manifestações de solidariedade à família de Menezes estão previstas para esta semana. Hoje, será realizada uma vigília na estação de metrô de Stockwell. Na quarta-feira está programada uma nova manifestação diante da Scotland Yard, que contará com o apoio de entidades de direitos humanos britânicas.