Título: Vida dos imigrantes brasileiros em Londres está cada vez mais difícil
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2005, Internacional, p. A14

LONDRES - A vida para os imigrantes brasileiros está cada vez mais difícil na Grã-Bretanha. A imigração está apertando o cerco aos ilegais e o acesso a serviços públicos, como educação e saúde, está mais árduo. Mas comparando-se com a situação enfrentada pelos brasileiros nos EUA e Japão, que também grande comunidade brasileira, a situação é um pouco mais tranqüila. Após a entrada de dez novos países na União Européia, o Brasil subiu para o topo da lista dos países que são fontes de imigrantes ilegais. Com isso, as autoridades de imigração estão apertando o cerco contra a comunidade. Desde o fim ano do passado, o número de brasileiros deportados ao desembarcar no país não pára de crescer. No início do ano, o governo britânico chegou a cogitar a possibilidade voltar a exigir visto prévio para os brasileiros, mas parecem ter abandonado a idéia.

Segundo relatos de testemunhas, o tratamento aos brasileiros na imigração britânica muitas vezes ameaça arranhar as regras internacionais. Mas a colônia não pára de aumentar.

Segundo estimativas conservadoras, vivem hoje, apenas em Londres, cerca de 100 mil brasileiros, mas fala-se em mais de 150 mil. O cônsul-geral do Brasil, embaixador Fernando Mello Barreto, informou que o atendimento diário de brasileiros saltou de 70 pessoas em 2001 para 350 no ano passado. "E não pára de crescer", disse.

Ao contrário dos EUA, onde os imigrantes tentam entrar ilegalmente correndo sérios riscos, na Grã-Bretanha eles entram na ilegalidade após permanecer no país com um visto limitado de estudante. Depois desse período, muito decidem obter passaportes falsos para facilitar a vida.