Título: Para CPI, Valério não revelou esquema à mulher
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA - Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios estão pessimistas em relação ao depoimento amanhã de Renilda Santiago, mulher do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Numa tentativa de pressioná-lo, os parlamentares da CPI decidiram convocar Renilda. "Acho que ela não fará grandes revelações. Acredito que ela tenha ouvido falar de algumas coisas, mas acho difícil que tenha detalhes", disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), um dos integrantes da CPI. Ele aposta, no entanto, que Renilda ficará abalada psicologicamente, o que poderá levar Marcos Valério a municiar com mais informações as investigações da CPI. "Ela provavelmente virá com um habeas-corpus, que lhe permitirá não responder às perguntas. Além disso, duvido que o Marcos Valério como o organizador desse esquema tenha contado alguma coisa para ela", afirmou o deputado Carlos Abicalil (PSDB-MT)

Além do depoimento de Renilda, os integrantes da CPI dos Correios vão centrar as investigações nas cerca de 150 contas bancárias das 18 empresas do publicitário para tentar desvendar o esquema milionário supostamente montado por Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Os parlamentares de oposição estão preocupados porque os bancos têm enviado os documentos incompletos à CPI. "Já propus ao Delcídio que a CPI tem de fazer uma busca e apreensão desses documentos nos bancos", disse Eduardo Paes.