Título: Uruguai abre disputa pelo arroz
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2005, Economia & Negócios, p. B6

Depois de ter os subsídios condenados no setor de algodão, os Estados Unidos enfrentarão nova disputa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o apoio ao produtores de arroz, movida pelo governo do Uruguai, que decidiu atender ao pedido dos arrozeiros do país, vários deles brasileiros, e deverá convidar o Brasil para apoiá-lo na disputa. Pedro Camargo Neto, conselheiro da Sociedade Rural Brasileira e ex-secretário de Produção do Ministério da Agricultura, afirmou já ter conversado sobre o assunto com o chanceler Celso Amorim.

Um parecer jurídico foi realizado e financiado por argentinos, brasileiros e uruguaios. "A falta de avanço nas negociações da rodada Doha fatalmente acarretará novos contenciosos. É a saída para os países em desenvolvimento e a única forma de fazer os americanos se moverem em seus subsídios", afirmou Camargo Neto.

Assim como no caso do algodão para o Brasil, o apoio dado por Washington aos produtores desloca as exportações dos países que não subsidiam e ainda fazem com que os preços do produto caiam no mercado internacional. O Uruguai, sétimo maior exportador de arroz do mundo, diz que perde em mercados na África, América Central e Caribe com a concorrência desleal dos Estados Unidos, terceiro maior exportador de arroz no mundo, com 4 milhões de toneladas por ano e subsídios de US$ 5,8 bilhões.

O embaixador do Uruguai na OMC, Guillermo Valles, confirma a decisão, que será a primeira levada pelo país à OMC. O país pretende, ainda, deixar de ser dependente do Brasil na venda de arroz. Hoje, quase 50% da produção uruguaia vai ao mercado brasileiro, taxa que deveria cair para 30%.

Ontem, a OMC concluiu as audiências sobre a queixa brasileira contra as barreiras européias ao frango nacional. O resultado final da disputa deve ser anunciado nas próximas semanas.