Título: Sob pressão, Renilda se emociona e chora
Autor: Eugênia Lopes e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2005, Nacional, p. A4

Nas primeiras 2h30 de depoimento, Renilda Santiago Fernandes de Souza conseguiu demonstrar tranqüilidade até a intervenção do senador Cesar Borges (PFL-BA), quando não resistiu e chorou. "A senhora é vítima ou cúmplice de seu marido?", começou ele, ao dizer que Marcos Valério não revelara verdades em seu depoimento. "Todos nós sabemos como é a confiança recíproca de um casal. A senhora não tem as informações de que ele dispõe?" Com a voz embargada, Renilda respondeu: "Hoje eu vim, eu estava em estado de depressão." Em lágrimas continuou: "Não saía do meu quarto, não saía da televisão, eu não tinha o direito de ficar perguntando demais." Diante do comentário de que tinha feito a depoente chorar, o senador eximiu-se: "Não sou mau. Mau é o Marcos Valério."

Renilda, pedagoga que trabalhou por três anos no Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), procurou transmitir a imagem de dona de casa que deixou a profissão para cuidar dos filhos, Natália, 14 anos, e João Vitor, 4. Insistiu na confiança cega no marido como justificativa para não questionar por que o patrimônio da família declarado ao Imposto de Renda passou de R$ 3,8 milhões em 2002 para R$ 18 milhões em 2004. Ou questionar as decisões na DNA e SMPB, nas quais tem sociedade. "Dei as procurações ao Marcos Valério na confiança. Muitas mulheres no Brasil fazem isso."

O desconhecimento sobre negócios não convenceu a CPI. Tanto que, quando indagada sobre documentos da DNA queimados para não deixar provas, Renilda foi rápida: "Se quisessem esconder algo, teriam queimado os livros-caixa."

Renilda voltou a chorar por volta das 18 horas, ao ser indagada pelo deputado Alberto Fraga (PFL-DF) sobre remessa de dinheiro para o exterior. "Estou chegando perto do meu limite. Estou com muita boa vontade, mas já respondi a essas perguntas várias vezes", disse ela. Quando Fraga lhe pediu que olhasse para ele, Renilda pôs a mão no rosto e chorou: "Estou cansada." A sessão foi suspensa por 5 minutos para que ela se recuperasse.