Título: Governo prepara PPPs que ajudam exportações
Autor: Adriana Chiarini
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2005, Economia & Negócios, p. B9

Dois projetos de logística fundamentais para as exportações brasileiras - o Arco Rodoviário de Sepetiba e a Ferrovia Transnordestina - vão dar passos importantes neste mês e no próximo, informou ao Estado o chefe do Departamento de Transportes e Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rômulo Santos. Um convênio de R$ 4,5 bilhões para a Ferrovia Transnordestina deve ser firmado em agosto entre os diversos órgãos de governo e os acionistas da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) para viabilizar a ligação de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape, em Pernambuco, Mucuripe e Pecém, ambos no Estado do Ceará.

Este mês, as concessionárias Nova Dutra e Concer fizeram um pedido de financiamento de R$ 500 milhões ao BNDES para construir o Arco Rodoviário de Sepetiba, cujo custo estimado das obras é de R$ 600 milhões. O arco dará acesso ao Porto de Sepetiba a partir da São Paulo-Rio, administrada pela NovaDutra, e da Juiz de Fora-Rio, explorada pela Concer.

As duas concessionárias querem uma compensação do governo, em dinheiro, para tornar o investimento rentável sem que o preço do pedágio fique alto demais para os usuários. O valor não foi divulgado. O governo já sinalizou que está disposto a participar dos custos da obra ao selecionar o arco de Sepetiba como um dos cinco projetos prioritários de Parceria Público-Privada (PPP).

No caso da ferrovia, dos R$ 4,5 bilhões, R$ 4 bilhões vêm do setor público. O BNDES vai participar com R$ 1,25 bilhão do capital da Transnordestina S.A. Já aportou R$ 250 milhões desde o ano 2000 e dará um financiamento de R$ 400 milhões para a obra.

O governo, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE), ligado ao Ministério da Integração Nacional, entrará com mais R$ 2,05 bilhões. Os acionistas da CFN - Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Taquari Participações - vão aportar R$ 300 milhões. "Outros R$ 250 milhões serão colocados por um novo sócio, que a CSN está procurando", disse Santos.

Além desses dois projetos, Rômulo Santos comentou também que a MRS Logística está preparada para investir no Ferroanel de São Paulo, que, como o Arco Rodoviário de Sepetiba, é um dos projetos prioritários de PPP, quando o governo também estiver pronto para isso.