Título: Petista levou publicitário a diretor do BC
Autor: Mariangela Galucci e Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/07/2005, Nacional, p. A6

Valério contou à PF que Virgílio Guimarães o apresentou ao diretor de Fiscalização

O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) intermediou encontros do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza com o diretor de fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Cavalieiro. A revelação foi feita pelo próprio Valério nos depoimentos que fez à Polícia Federal em 29 de junho e à Procuradoria da República, dia 14 de julho. Os relatos do empresário são a principal peça do inquérito que o presidente do STF, Nelson Jobim, mandou abrir porque dois deputados são citados - Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Bispo Rodrigues (PL-RJ). Cópias desses depoimentos de Valério chegaram ontem à CPI dos Correios. Cavalieiro e o deputado Virgílio não foram localizados para falar sobre o caso. Segundo Marcos Valério, os encontros no BC "foram realizados para discutir o relacionamento do Banco Rural com o Banco Central". Foram dois encontros no BC. Nessas duas ocasiões, ele viajou a Brasília em um avião do Rural, acompanhado de José Augusto Dumont, ex-vice-presidente do banco.

Valério também disse que foi apresentado a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, por Guimarães e que mantém "uma amizade superficial" com Silvio Pereira, ex-secretário-geral do partido. Ele declarou que já se encontrou com o deputado José Dirceu "em reuniões sociais" e que esteve na Casa Civil "aproximadamente 4 vezes, sempre para conversar com a assessora Sandra Cabral". Afirmou que se encontrava com Sandra "para discutir a provável candidatura de Delúbio à Câmara".

O empresário contou que participou de encontro com Delúbio e Carlos Rodenburg, acionista do Banco Opportunity. "Carlos alegou que estava enfrentando problemas de relacionamento no governo e me pediu para intermediar um encontro com o Delúbio." Eles se encontraram em São Paulo. "O Carlos pediu ao Delúbio que tentasse aparar arestas do Opportunity com o governo do PT."

Ele disse que "possui relacionamento com vários políticos de partidos diversos". Citou 13 nomes, entre eles os deputados Romeu Queiroz (PTB-MG) , José Borba (PMDB-PR), Herculano Hagnet (PTB-MG) e Danilo de Castro (PSDB-MG) e os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Hélio Costa (PMDB-MG), ministro das Comunicações. Valério contou que esteve "algumas vezes" com o deputado José Mentor (PT-SP), a quem foi apresentado pelo ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. "Os únicos parlamentares para quem foram efetuadas transferências de numerários são Roberto Jefferson e Bispo Rodrigues", afirmou. "Também havia transferências eletrônicas para as empresas indicadas pelo PT."